segunda-feira, 30 de julho de 2012

Curiosidades Literárias

Se você, assim como eu gosta de ler, leia então essas curiosidades literárias que achei em um texto muito interessante. Divirtam-se!

1 – Lord Byron tinha um pé torto, mas ninguém sabe dizer qual é. Sua mãe dizia que era o direito, assim como os seus editores, que tinham as botas dele para provar. Mas o fabricante dos seus aparelhos ortopédicos dizia que era o esquerdo. Edward Trelawny, amigo de Byron, espiou as pernas dele depois de morto e disse que eram nenhum dos dois, opinião compartilhada por um médico que examinou as botas dele 100 anos depois e concluiu que ele sofria na verdade de um distúrbio cerebral chamado diplegia espástica.


2 – J.K Roling começou a escrever seu primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, em guardanapos em um bar que freqüentava, e ao terminar o livro ficou com uma terrível dúvida: escolher se comprava leite para sua filha ou mandava seu livro pra editora, hoje ela é mais rica que a rainha!


3 – Honoré de Balzac ingeria cerca de 50 xícaras de café por dia. Ele tinha predileção pelo café turco, preto e forte. Quando não conseguia tomar café, ele mesmo moia os grãos e os comia puros. Imaginem só se ele tivesse conhecido a Coca-Cola…

4 – O mestre do terror Edgar Allan Poe frequentou um internato na Inglaterra que ficava ao lado de um cemitério. As aulas de matemática ocorriam em meio aos túmulos, com os alunos tendo que calcular as idades dos mortos pelas datas marcadas nas lápides. E as aulas de ginástica consistiam em abrir as covas em que seriam enterrados os mortos da cidade. Depois disso, fica fácil entender porque Poe se tornou um dos escritores de terror mais conceituados de todos os tempos.

5 – Charles Dickens era adepto do mesmerismo. Hipnotizava pessoas em festas só por diversão e ajudava amigos a superar pequenas enfermidades. Também era um adepto da interpretação dos sonhos. Pena que ele nasceu antes de Freud inventar a psicanálise, senão o mundo poderia ter ganho um psicólogo mas possivelmente teria perdido Oliver Twist. A palavra inglesa boredom apareceu impressa pela primeira vez em A Casa sombria.A expressão em inglês "What the dickens?"; já era usada antes de Charles Dickens ter nascido, e é uma corrupção da expressão "What the devil?" ("mas que diabo?…").

6 – Leon Tolstói, o autor de “Guerra e Paz”, afirmava que tinha aprendido a falar esperanto em “três ou quatro horas” e passou a defender o idioma universal com unhas e dentes. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.

7 – O grande escritor estadunidense Mark Twain era fumante desde os oito anos de idade. Durante a vida adulta, consumia cerca de 40 charutos por dia. E eram charutos do tipo mais vagabundo possível, apelidados de “mata-rato”. Seus amigos faziam questão de levar seus próprios charutos quando o visitavam, com medo que ele oferecesse um dos seus.

8 – Consta que as últimas palavras de Oscar Wilde (autor de “O retrato de Dorian Gray”) antes de morrer de meningite em um quarto de hotel em Paris foram: “Meu papel de parede e eu estamos lutando um duelo mortal. Um de nós dois terá de sair daqui.”

9 – Há quem defenda que Franz Kafka, autor de “A metamorfose”, tenha inventado o capacete de segurança civil, quando trabalhava no Instituto de Seguros e Acidentes de Trabalho da Boêmia, apesar de não haver certeza se ele inventou mesmo o objeto ou só defendeu o seu uso generalizado.

10 – “O Hobbit”, obra do grande JRR Tolkien, foi proibida na Alemanha nazista depois que um oficial do governo alemão entrou em contato com o autor britânico em 1937 para saber se ele era judeu e recebeu a seguinte resposta: “Lamento dizer que não tenho ascenstrais pertencentes a este povo tão bem dotado”.
Há uma coincidência curiosa em um dos seus livros, partamos desse trecho:

"Três anéis para os Reis Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores Anões em seus rochosos corredores,
Nove para os Reis dos Homens fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono."

Se invertermos a ordem dos números correspondentes à quantidade de anéis, teremos 1, 9, 7 e 3, ou, se preferirem, 1973, ano da morte de Tolkien.


Até mais!

domingo, 29 de julho de 2012

Transtornos

Essa semana, depois de quinze dias de férias, voltei a rotina do trabalho e correrias. No começo dá aquela depressãozinha, mas com o passar dos dias, tudo volta ao normal. A semana foi bastante cansativa, comecei em um novo posto de saúde, cobrindo o afastamento de uma colega, e ainda estavam faltando mais três funcionárias, duas estão de férias...já viu a correria, né? Cheguei na sexta feira com as pernas e as costas em frangalhos. Na sexta a tarde, a pedido da minha coordenadora, participei de um encontro que teve aqui em Timbó, o Seminário Regional da Rede de Atenção Psicossocial dos Municípios. Esse seminário falava sobre pacientes com diversos tipos de trantornos e que frequentam o CAPS de cada região. CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), onde pessoas que tem algum tipo de trantorno, são acompanhadas por uma equipe multiprofissional, que envolvem médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos em enfermagem, entre outros.

Uma coisa que me chamou muito a atenção nesse seminário, é a quantidade de pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno, de quantas pessoas são acometidas de algum distúrbio, e ás vezes, nem sabem que o comportamento que elas tem, na verdade é uma doença. Pessoas que trabalham com esses pacientes, deram seus depoimentos e trocaram experiências de como é trabalhar com pessoas que no fundo, são considerados pela sociedade como loucos e perigosos, e que na verdade, estão doentes. Não escolhemos ficar doentes, como ter uma pneumonia, e eles também não escolhem ter algum tipo de trantorno.


Sempre que falamos em paciente que frequentam algum psicólogo ou principalmente psiquiatra, já vem na nossa mente que são paciente com algum tipo de loucura. Não é bem assim. Alguns trantornos aparecem depois de um grande choque na infãncia, algum tipo de abuso, algum fator marcante que mudou completamente o jeito dessa pessoa encarar o mundo. Alguns perdem a confiança em tudo, tem medo de ser abandonado, e vivem constantemente tentando chamar nossa atenção para o seu sofrimento. Essas pessoa podem tornar-se indivíduos agressivos, dependentes de algum tipo de drogas, o que piora ainda mais a situação, aos nossos olhos pessoas estranhas, com todo o tipo de negativismo, fúria e com baixa auto-estima. Não esqueçamos que são pessoas doentes e que precisam de nossa atenção e de tratamento, assim como qualquer doença.

No curso, uma médica fez uma palestra muito explicativa sobre os quatro principais quadros, que para ela, são considerados mais graves. São eles: Paciente suicida, violento, em surto psicótico e paciente em abstinência (álcool ou drogas). Ela nos falou sobre algumas experiências na sua clínica, nos deu dicas muito importantes de como lidar com cada um desses pacientes, o que podemos fazer, o que não. Nada é feito, nenhum tipo de tratamento funciona com um paciente assim, se você não tiver a confiança dele. Durante o tratamento também é muito importante o apoio e ajuda da família desse paciente, para que o tratamento seja eficaz. Contar com a ajuda da família (que não esteja doente também), é de grande ajuda na recuperação de pessoas com algum tipo de trantorno, favorecendo assim a volta dessa pessoa, no convívio social.

Em resumo, apesar da minha semana ter sido bastante tumultuada, valeu a pena passar a chuvosa tarde de sexta-feira, aumentando meus conhecimentos sobre esse assunto.

Bom domingo!




sábado, 28 de julho de 2012

Pão Quente

Tempo friozinho, chuvoso e chatinho aqui na city. O que fazer para melhorar o clima? Que tal uma receitinha simples, quentinha e deliciosa? Vamos fazer um pão quente????
Sempre que bate aquela preguiça ou pressa de fazer alguma coisa para o jantar, lembro dessa receita, que leva menos de meia hora para fazer. Então vamos à receita!

Voce vai precisar para fazer o creme que será usado para o recheio:

1 litro de leite - quando eu faço para 2 pessoas, coloco uns 700 ml somente;
1 pacote de creme de cebola;
1 copo de requeijão;
3 colheres de maionese;

Coloque tudo em uma panela e mexa até engrossar. Não deixe engrossar muito, pois fica difícil de espalhá-lo sobre o pão depois. Deixe-o mais "molinho".
Em um prato, coloque o que sobrou do leite, e molhe fatias de pão (de preferência sem casca) e vá montando o pão quente na travessa, nessa ordem: creme (para cobrir todo o fundo da travessa), pão molhado no leite, creme novamente, presunto picado, queijo e orégano. Novamente pão, creme, presento, queijo e orégano. No final, feche toda a parte superior com fatias inteiras de queijo e coloque orégano por cima. Leve ao fogo em fogo de + ou - 180 º até derreter o queijo por cima. Sirva bem quente.

Hummmmm!!!


Bom apetite e espero que gostem da receitinha!

= )

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Essência Feminina

Eu não faço idéia quem foi que escreveu esse texto, se foi um homem ou uma mulher, mas quando o li, fiquei encantada e por esse motivo, resolvi postá-lo aqui.  Se você que está lendo escreveu esse texto abaixo, só tenho que parabenizá-lo pelas palavras, ao mesmo tempo tão profundas e sutis. Não me lembro de ter lido um texto tão bem escrito que demostrava tão bem, os sentimentos de uma mulher. Sim, você merece o meu respeito!

Leiam o texto abaixo e me digam se não é a descrição perfeita da essência feminina.

"Mais do que curtir aquele filme tomando um vinho chileno, jantar à luz de velas, dançar bolero, transar e dormir abraçados, ela quer acordar ao seu lado. Ela quer que você a veja descabelada, sem maquiagem e de mau humor. Cuidado – ela quer que você a conheça.

Ela vai usar seu poder se sedução até a exaustão, da forma que quiser. Ela vai usar aquela lingerie sensual para te deixar louco por ela, vai abusar das sutilezas da sedução para te levar pra cama e fazer amor como nunca antes. Ela vai tirar a roupa e vestir novamente usando todos os truques de strip chic que já aprendeu. Vai preparar o café da manhã de tal forma que faça ter aquele cheiro de infância e faça você se sentir cada vez mais em casa.

Mas ela também vai te mostrar que é humana e antes de dormir vai colocar o pijama. Você vai perceber que ela não precisa estar com roupas sensuais o tempo todo para ficar linda. Vai descobrir que a beleza dela é muito maior do que você imaginava. Vai perceber que ela confia em você. Vai ver que ela se tornou um livro aberto e espera que você a leia, inclusive nas entrelinhas. E mais que tudo isso, você vai descobrir que ela te ama para confiar na ausência de estereótipos e convenções culturalmente impostas.

Ela vai dividir coisas com você. Vai contar histórias de infância, seus medos, suas vitórias, suas pequenas mentiras e seus grandes fracassos. Ela pode chorar, pode rir, pode te levar pra banheira, pode sentar no sofá para ler um livro enquanto você joga videogame ou jogar também. Ela pode te olhar durante muito tempo para ter a certeza de que não está sonhando. Ela pode dizer que te ama infinitas vezes, sem que pareça o suficiente.

Por isso, quando ela for ela, seja você. (Mulheres têm essa mania de querer se esconder nas roupas, maquiagens, cabelos e lingeries, com medo de se entregar. Isso está entre as mentiras que contam a elas mesmas.) Saiba que se ela dormir de pijama é porque te vê como alguém que vale a pena, além do sexo. Ela já é madura o suficiente para entender que a construção de um relacionamento não acontece só na cama e vê em você alguém que ela quer manter por perto, com quem ela quer acordar mais vezes sem passar frio dormindo com uma camisola que agrada apenas ao olhar. Ela quer ser mais que uma sex symbol, quer ser a sua mulher pelo tempo que o amor durar."

 

 

= )

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mulheres e suas manias

Diferente da classe masculina, a maioria das mulheres são cheias de manias. Manias a que me refiro, são particularidades da personalidade de cada uma, seja fazer todo santo dia a maquilagem antes de sair, nem que for para ir no mercado da esquina, combinar a roupa com o sapato ou colecionar objetos inúteis. Assim como toda mulher, eu também tenho minhas particularidades, minhas pequenas coleções e minha manias.

Tenho certeza que a maioria das mulheres coleciona alguma coisa. Não estou falando de coleções com milhares de peças, afinal, as mulheres se contentam com bem menos, mas, digamos assim, uma certa quantidade de coisas da mesma espécie, para poder diversificar constantemente. Querem exemplos, então...vejamos: mulheres gostam de colecionar bijouterias (não gostamos de usar sempre o mesmo brinco e anél para sair), perfumes (essa é uma das minhas coleções preferidas), bolsas e sapatos (se puder, sempre combinando), calças jeans ( não precisa ser de marca ou muito cara, assentando bem no corpo, tá ótimo), produtos de beleza para corpo, rosto e cabelo ( a maioria não será usada antes do vencimento), e existem ainda milhares de itens e coisinhas femininas que mulheres colecionam, mas não citarei todos por falta de espaço mesmo.

Eu adoro comprar (e ganhar) xícaras. Tenho alguns exemplares em casa, e cada vez que faço um chá, café ou chocolate quente, uso uma diferente da outra. Coisas de mulher, né? Homem nem liga se a xícara é bonita ou está lascada...uma vez que tem café dentro para tomar, está bom! Livros são outra coisa que gosto de colecionar. Costumo manter uma pilha ao lado da minha cama, para ir lendo em sequencia, assim quando um acaba, coloco-o na prateleira e começo o próximo da fila. Nesse momento, a pilha ao lado da cama está enorme. Também gosto de perfumes...Ah, se eu pudesse, compraria quase todos! Uso cada dia um diferente, seja para trabalhar, passear ou ir até a esquina. Perfumes foram feitos para serem usados, ok? Então não deixe o vidro bonitinho enfeitando a prateleira, porque você tem pena de usar! Use-o até a última gota.

Óinnnn que mimo!

Adoro o tema "gatinhos"!

Ai que sonho uma prateleira cheia desses vidrinhos!

Agora falando em manias e não mais em coleções, assim como toda mulher que se preza, eu também tenhos minhas particularidades, ou seja, minha pequenas e inofensivas manias. Manter as unhas pintadas (trocar a cor semanalmente), fazer maquiagem SEMPRE, antes de por os pés fora da porta de casa, não costumo sair sem brincos e passo perfume até para dormir. Tenho alguns TOC's (para você que ainda não sabe o que é um TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo), como não deixar o copo de bebida perto e do lado do prato enquanto almoço...sempre o coloco na frente do prato - traumas de infância. Manter as luzes apagadas - uma briga constante com meu marido que acha que elas se apagam automaticamente, quando saímos de um recinto. Pontualidade. Para mim uma pessoa pontual, mostra que se preocupa com a outra e é responsável.

Mas assim como eu, a maioria das pessoas, indiferentes de serem homens ou mulheres, tem suas coleções , suas manias e seus TOC's, isso faz parte do jeito que cada um vive. Ainda bem que as pessoas tem gostos  diferente. Já imaginou se todos gostassem do mesmo perfume? Da mesma comida? Ou se todos colecionassem xícaras? Que graça teria ser igual aos outros em tudo. Que bom que somos diferentes, pensamos diferentes e temos nossas proprias particularidades.

Boa quarta a todos!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pareidolia ou Paranóia?

Você já ouviu falar em pareidolia? Não? Deixe-me explicar então. Pareidolia é a "aparição" de determinadas imagens, nos lugares mais inesperados - são associados  com a religião e figuram como santas. Só que a pareidolia não se limita apenas a figuras santas, pois o ser humano tem a necessidade de identificar semelhantes em quaisquer situações, ou seja, nós vemos faces o tempo todo indiferente de serem entidades sacras ou não.

Até uns tempos atrás, eu pensei que isso era uma particularidade só minha, ver rostos por todos os cantos, mas lendo diversos artigos, descobri que isso tem até nome, e confesso fiquei mais tranquila, achando que eu não era a única paranóica do mundo. Até hoje, também não consegui identificar nenhuma figurada sagrada, mas por todo lugar que eu olho, eu fico identificando rostos. Seja nas florzinhas do piso do banheiro, nos "nózinhos" que costumam aparecer nas portas de madeira ou em um quadro onde foi pintado uma paisagem.

Cada objeto tem sua própria face, e alguns quando são vistos de um determinado angulo, conseguimos identificar olhos, nariz e boca. A princípio parece uma coisa boba, mas se olharmos os detalhes, faz com que o assunto tenha todo um charme. Existem pessoas que conseguem ver o rosto de Jesus Cristo em todo lugar, até naquela mancha escura e bolorada no seu muro, ou o rosto de Nietzsche naquela panqueca que ficou famosa por parecer ser o próprio filósofo alemão desenhado. Vejam abaixo:

Nietzsche...é você?


Postarei algumas imagens para você entender o charme disso tudo que estou escrevendo aqui. Tenho certeza que você também, na sua imaginação, vê rostos por todos os cantos. Não se preocupe, não são mensagens subliminares demoníacas,  apenas nosso cérebro sendo criativo.


Casinha feliz!


Patinhos sorrindo...



Assustado


Os olhinhos nas panelas tem até cílios...hehehe!



Viram só quantos rostinhos espalhados por todos os cantos? Nosso cérebro é maravilhoso, não é?

Bom início de semana a todos!


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dia de Cinema

Quando nossas férias começaram, eu e meu marido resolvemos fazer um roteiro de lugares que queríamos conhecer e coisas que gostaríamos de fazer. Nada muito caro ou que fosse muito longe, afinal, estamos guardando dinheiro para realizar um sonho em novembro, tema para outras postagens quando novembro chegar. Decidimos então dar um rolé na pequena city e resolver coisinhas pendentes que não conseguimos fazer quando estamos ocupados com nossos trabalhos rotineiros. Tudo resolvido, vamos para o shopping assistir um filme que eu queria muito ver - Sombras da Noite, filme de Tim Burton, com Johnny Depp. Não preciso falar mais nada, né?

Ingressos comprados, fomos bater pernas no shopping, tomar sorvete, entrar em todas as lojas que estavam em promoção (lojas com promoções em shoppings não me enganam), mas mesmo assim consegui comprar duas coisinhas que eu procurava a tempo. Próximo do horário do filme começar, nos dirigimos para a fila da pipoca, que digasse de passagem, era gigantesca. É que ontem era o dia mais "barateiro" do cinema, você paga só meio ingresso, e também estava em cartaz A Era do Gelo 4 - isso mesmo, como vocês estão imaginando, crianças saindo por todos os lados na fila da pipoca.

Entramos na fila, compramos nosso combo kids 1, que vinha uma pipoca salgada pequena, um refri e um pacotinho do bibs e rumamos para nossas cadeiras, devidamente compradas. Entramos na sala do nosso filme, nos sentamos e ainda faltavam alguns minutos para começar o filme. Uma coisa que achei interessante, é que a medida que as cadeiras eram preenchidas, menos homens você via naquela sala. Quando o filme começou, haviam mais de 80% das cadeiras ocupado por mulheres. Por que será, hein? Johnny Depp causando furôr entre as mulheres, mesmo interpretando um vampiro feioso.



Posso dizer que o filme é muito bom, a história e todo o elenco são ótimos, vale a pena assisti-lo. Eu recomendo. Dá uma olhadinha no trailer e vê se você se empolga!

Boa quarta!


segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Alegria é Contagiante!

Julho chegou e já passamos da metade do ano...daqui a pouquinho, estaremos comemorando o Natal novamente, entrando em férias de final de ano. Um pouquinho exagerado, né? Mas vai dizer que os dias até agora não passaram voando...você já percebeu como chegamos super rápido até junho? Esse mês, para nossa alegria, eu e meu marido estamos de férias. Não o mês todo, infelizmente, apenas alguns dias. Hoje é o nosso primeiro dia das tão desejadas férias. Tínhamos planejados algumas coisinhas para fazer, como bater pernas no centro da city e comprar umas roupas, mas o frio e a preguiça, acabaram mudando nossos planos. Resolvemos passar o dia sem fazer absolutamente nada, só curtindo a preguiça. Curtir um dia de preguiça a que me refiro,  inclui ler alguns capítulos do livro, jogar, fazer um almoço e um jantar caprichado, dormir muito, tomar um banho quentinho, colocar pijamas limpinhos - e pantufas.

Quando ficamos em casa, como por exemplo nas férias ou em um dia de atestado médico, dias atípicos poderíamos por assim dizer, percebemos coisas na nossa rotina que nunca prestamos atenção durante um dia comum, porque estamos sempre ocupados demais. Hoje aconteceu um episódio curioso e engraçado. Perto do meio dia, eu estava fazendo o almoço e meu marido estava me ajudando, colocando os pratos na mesa, quando ouvimos uma música super alta (um dance), vindo de algum lugar desconhecido. Meu primeiro pensamento foi que algum vizinho tinha anunciado que acabara de acordar. Se já não bastasse o barulho da música, eis que se aproxima o caminhão do lixo, fazendo mais barulho ainda, e para nossa surpresa, aquela música tão animada, vinha do caminhão do lixo. Olhei para fora da janela e vi dois rapazes carregando os sacos de lixos das casas, na maior animação e cantando junto com a música, que por sinal, saía de todos os orifícios do caminhão, parecendo o carro de som da pamonha.

Deixe o caminhão do lixo passar...
Em ritmo de festa (insira aqui o seu pensamento do Sílvio Santos cantando essa música..hehehe), carregaram todos os sacos de lixos visíveis pela estrada afora. Fizeram a volta no final da rua (moro em uma rua sem saída) e o motorista passou em frente a minha casa, como se tivesse dirigindo a super máquina, com os dois moleques pendurados nas laterais traseiras do caminhão, batendo com uma das mãos na lataria, acompanhando a música, na maior empolgação. Foi uma cena hilária. Depois que eles passaram, continuei na janela, olhando o céu e pensando no dia lindo de sol que hviaa lá fora, no friozinho que voltou a dar o ar da graça e na alegria de estar numa segunda feira, em plenas férias, sem pensar em relógio ou compromissos, vendo coisas simples e ao mesmo tempo "anormais" acontecer.

São pessoas como esses dois moleques que nos fazem repensar nas nossas reclamações diárias e perceber que mesmo que não tenhamos o melhor emprego do mundo, só nós podemos tornar-lo melhor. Mesmo que não tenhamos tudo o que queremos, só depende de nós tornar as coisas mais fáceis. Existe uma historinha, que diz que quando o caminhão do lixo passar, devemos depositar no caminhão, não só o lixo que produzimos na nossa casa, mas os nossos lixos mentais também, como o ódio, a raiva e tudo o que nos deixa triste e nos puxa para trás, e assim, o caminhão carrega tudo o que é de ruim da nossa vida.

Da próxima vez que o caminhão do lixo passar na frente da sua casa, lembre-se dessa historinha e faça a sua parte!



Até mais!