sábado, 10 de janeiro de 2015

Tudo começa por aqui

Não é segredo para ninguém a minha vontade de sair desse país, como já escrevi várias vezes em alguns post atrás, mas a decisão de que isso vai acontecer, foi tomada no final do ano passado, quando meu marido finalmente conseguiu a dupla cidadania. Ele já é cidadão europeu, mas ainda estamos esperando os documentos voltarem de Roma, com o passaporte europeu dele,  para podermos nos mudar. Resolvi escrever esse post para começar a contar toda a nossa luta para poder morar fora do país com nossos animais de estimação, que são dois gatos e dois cachorros. Conforme as coisas vão fluindo, vou escrevendo aqui todos os passos para quem decidir tomar a mesma atitude que nós, e não fiquem desnorteados assim como eu fiquei quando comecei a procurar os trâmites legais para morar em outro país. Confesso que quando fiz a primeira pesquisa, fiquei ao mesmo tempo assustada e perdida no meio de tanta informação, mas aos poucos fui juntando as coisas e dando segmento aos nossos planos. 

Se você é solteiro ou casado, sem filhos ou animais de estimação para levar, as coisas ficam bem mais fáceis, mas se você for como nós aqui em casa que queremos levar nossos bichinhos conosco, então prepare um boa dose de paciência e dinheiro, que você vai precisar. Para começar, você deve ter seus bichinhos castrados, o que demanda tempo e dinheiro para fazê-lo. Nós temos dois animais castrados e dois que ainda não passaram pelo processo, mas que logo terão que passar (ai meu coração). Nossa cadela Maggie e nosso gato Ozzy já são castrados, mas o Bobby e a Cuddy ainda passarão por isso. Ainda esse mês mandaremos o Bobby primeiro, pois além de ser mais barato, o pós operatório é mais tranquilo em machos.

Uma coisa muito importante são as vacinas. Nossos gatos não foram vacinados para nada pois sempre ficaram dentro de casa, mas isso é obrigatório lá fora, então temos que fazer todo o esquema vacinal dos dois. A Maggie e o Bobby já tem suas vacinas praticamente em dia, mas mesmo assim vamos ficar sempre de olho para não deixar passar prazos ou esquecer vacinas, pois acontece muito do animal não ser liberado para viajar e você ter que deixá-lo no aeroporto, coisa que eu jamais faria, por isso quero fazer tudo certinho dentro das leis. Depois das vacinas, você também tem que implantar microchips em todos os animais com leitura internacional de dados, pois lá isso é obrigatório. Mais uma vez seus bichinhos terão que ir ao veterinário e passar por outro procedimento, mesmo que pequeno, mas muitas vezes é feito anestesia porque o chip é meio grandinho, mas assim que levarmos eles, contarei tudo em detalhes aqui.

Também é feito um exame antes de partir para ver se o animal não tem alguma doença que possa infestar o país onde iremos. No nosso caso, escolhemos a Inglaterra para viver, e por ser uma ilha, lá ainda é mais burocrático do que na Itália, por exemplo. Então teremos que ficar antenados para dar tudo certo. Conforme vamos fazendo os procedimentos, vou postando os passos para todos vocês que assim como nós, tem o sonho de ir morar em outro país. Não esqueçam que para viver lá fora, existe todo um esquema de vistos, passaportes e mais um monte de coisas, então no nosso caso só será possível morar lá, porque a dupla cidadania do meu marido foi aceita, após nove anos rolando o processo no consulado. Eu só conseguirei morar lá, por causa do meu marido, como cônjuge, e o fato de nós estarmos casados a mais de cinco anos, me dá a vantagem de chegar no país e me candidatar para ganhar a cidadania inglesa, tema de outro de vários post que escreverei aqui.

Para conseguir morar em outro país, como vocês estão acompanhando, não é tarefa fácil, mas é justamente por ser tão difícil que a maioria das pessoas desistem no primeiro empecilho e acabam deixando de lado um sonho, achando que nunca conseguirão realizá-lo. Sei que nossa tarefa não será fácil esse ano, que é o tempo que nos demos para resolver tudo aqui no Brasil, para no início do ano que vem podermos nos mudar, mas não desistiremos tão fácil. Por isso resolvi escrever tudo por aqui, como forma de incentivo a você que também quer realizar seu sonho.

Nos veremos em breve com novidades! Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário