domingo, 2 de março de 2014

Tentando Fazer Uma Horta

Sei que existem muitas coisas mais complicadas no mundo do que fazer uma hortinha caseira. É bem simples: limpe o terreno, coloque adubo e plante. Vendo por esse lado as coisas parecem bem simples mesmo, mas quando você vai colocar a mão na massa, acontecem várias detalhes que até então as pessoas não comentam, porque para elas é normal. Exemplo: fui pesquisar na internet como plantar uma horta caseira. Lá está escrito que para cada verdura, existe um jeito diferente de plantar. Tem também a questão do Ph da terra, algumas plantas podemos regar bastante, outras tem que regar pouco, outras plantinhas precisam de muito sol, outras tem que ser plantadas na sombra e tem ainda aquelas que precisam de um pouco de sol e um pouco de sombra durante o dia. Tem até algumas que não se dão com as outras e não podem ser plantadas perto, acredita nisso?

Sonho de consumo 
Então você pergunta para as pessoas que tem aquelas hortas maravilhosas como fazemos para ter uma igual e eles te respondem aquilo que escrevi lá em cima: limpe o terreno, adube e plante. Simples assim. Fora todas as frescuras que comentei aí em cima, outra coisa que não me falaram, foi dos bichos peçonhentos que habitam as hortas...minhocas, ratinhos, baratinha, rãzinhas, sapos ...  e aranhas. 

Ontem fui tentar plantar umas sementes de tomate carolina em um vasinho, para mais tarde replantá-lo. Remexendo na terra para coletar um pouco numa pazinha, eis que do meio da terra ou escondida em algum canto sombrio, aparece uma aranha gigante e tenta me confrontar. Devo dizer que de início na tive tanto medo, até eu tentar pisar nela pela primeira vez, levantar o pé e constatar que ela não estava em baixo do meu chinelo.

Pânico total! Comecei a pisotear por tudo que é lado, e nada da bichinha aparecer. Quando levantei a barra da minha calça, lá estava ela em posição de ataque e rindo da minha cara. Dentro da minha calça!! Bati nela com a mão numa tentativa desesperada de afastá-la o mais rápido possível, e ela, mais rápida que um raio, ficou grudada nos meus dedos. Sem pensar duas vezes, peguei a pazinha de ferro e bati em cima dela com toda força. Não preciso dizer que quase me quebrei os dedos da mão. Ela caiu no chão e eu caí em cima dela com a pazinha, dando golpes mortais, como se tivesse esfaqueando alguém. Depois de várias golpeadas, ela se rendeu e passou dessa para uma melhor. Sinceramente, espero que nenhum vizinho tenha visto essa cena.

Foi com uma igualzinha que tive que brigar por território.
Ninguém me avisou que eu precisaria duelar com os habitantes da horta e sim, limpe a terra, adube e plante. Ok, não vou desistir tão fácil. Nem quero pensar que tenho um monte de ervas daninhas para limpar ainda na minha horta, e que vários moradores ainda terão que ser confrontados, mas eu preciso plantar minhas sementes de alface. Eu só quero plantar a alface, eles não precisam se mudar, podem muito bem conviver com minhas verduras, não é?

Assim que eu conseguir limpar a horta, adubar e plantar, farei outro post contando como sobrevivi ao tentar fazer uma horta. No mais, me desejem boa sorte. Aqui vou eu...

Até breve!







Um comentário: