segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pareidolia ou Paranóia?

Você já ouviu falar em pareidolia? Não? Deixe-me explicar então. Pareidolia é a "aparição" de determinadas imagens, nos lugares mais inesperados - são associados  com a religião e figuram como santas. Só que a pareidolia não se limita apenas a figuras santas, pois o ser humano tem a necessidade de identificar semelhantes em quaisquer situações, ou seja, nós vemos faces o tempo todo indiferente de serem entidades sacras ou não.

Até uns tempos atrás, eu pensei que isso era uma particularidade só minha, ver rostos por todos os cantos, mas lendo diversos artigos, descobri que isso tem até nome, e confesso fiquei mais tranquila, achando que eu não era a única paranóica do mundo. Até hoje, também não consegui identificar nenhuma figurada sagrada, mas por todo lugar que eu olho, eu fico identificando rostos. Seja nas florzinhas do piso do banheiro, nos "nózinhos" que costumam aparecer nas portas de madeira ou em um quadro onde foi pintado uma paisagem.

Cada objeto tem sua própria face, e alguns quando são vistos de um determinado angulo, conseguimos identificar olhos, nariz e boca. A princípio parece uma coisa boba, mas se olharmos os detalhes, faz com que o assunto tenha todo um charme. Existem pessoas que conseguem ver o rosto de Jesus Cristo em todo lugar, até naquela mancha escura e bolorada no seu muro, ou o rosto de Nietzsche naquela panqueca que ficou famosa por parecer ser o próprio filósofo alemão desenhado. Vejam abaixo:

Nietzsche...é você?


Postarei algumas imagens para você entender o charme disso tudo que estou escrevendo aqui. Tenho certeza que você também, na sua imaginação, vê rostos por todos os cantos. Não se preocupe, não são mensagens subliminares demoníacas,  apenas nosso cérebro sendo criativo.


Casinha feliz!


Patinhos sorrindo...



Assustado


Os olhinhos nas panelas tem até cílios...hehehe!



Viram só quantos rostinhos espalhados por todos os cantos? Nosso cérebro é maravilhoso, não é?

Bom início de semana a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário