quarta-feira, 3 de abril de 2013

Curiosidades e Dicas em New York - Parte 1

Quando começamos a nos organizar para conhecer New York, fiquei pesquisando praticamente um mês antes de viajarmos, sobre os costumes, gastronomia, passeios, enfim, montei um itinerário através de comentários e pesquisas na internet. Quando chegamos a NY, percebi que tudo aquilo que você pesquisa sobre as coisas, são escritos e falados da maneira menos detalhada possível. Aí quando você chega lá, percebe que esses pequenos detalhes, fazem uma grande diferença. Resolvi escrever esse post, porque passamos por várias situações que todos passarão quando resolverem ir para os Estados Unidos. Então escreverei umas dicas e algumas curiosidades sobre New York. Espero que lhes ajudem de algum modo quando decidirem ir conhecer essa cidade maravilhosa.

Sonho Realizado!
Quando você vai fazer uma viagem principalmente internacional, a espera nos aeroportos é que quebra a gente. Na maioria dos aeroportos do Brasil, a conexão via Wi-Fi é terrível, e na maior parte das vezes, precisamos fazer a autenticação, ou seja, abrir o navegador da internet e entrar em uma página qualquer. Nesse momento, a página que irá abrir no seu navegador, não é a página que você espera, mas sim uma página de autenticação, que varia de aeroporto pra aeroporto. Em algumas você vai precisar responder um questionário, inclusive com o seu CPF, já em outras você só precisa concordar com os termos de uso. Feito isso, normalmente funciona. No aeroporto JFK, tivemos que comprar um plano, (Boingo Wi-Fi) que custou U$ 7.00, mas que é válido para um mês. O Boingo é extremamente bom, sendo que conseguimos conexão no celular do meu marido e no tablet que eu estava usando, com apenas um plano. Conseguimos acessar até a Netflix. Se você tem interesse em usar a internet Wi-Fi nos metrôs de NY, é melhor comprá-lo (Boingo) antes de embarcar. Ele é valido por um mês em qualquer lugar do mundo.

Como iríamos ficar naquele aeroporto por aproximadamente sete horas aguardando nosso vôo, a internet foi nossa salvação no quesito passar o tempo. Leve sempre um livro pequeno na bagagem de mão, ou para as mulheres, na bolsa,  fones de ouvido para ouvir música no seu celular, (também são fornecidos nas aeronaves), ou um livrinho de palavras cruzadas. A câmera fotográfica eu sempre deixava na bolsa, pois tem tanta coisa para fotografar em NY, que você nem percebe que passa a maior parte do tempo com ela na mão. Não esqueça: leve coisas para fazer nos intervalos de espera de vôos. Uma coisa que sentimos falta na ida para lá, foram aqueles travesseirinhos de pescoço, que nos foram muito úteis na volta, quando resolvemos comprá-los em NY por preço de batata. Aqui no Brasil está caríssimo, mas ajuda muito quando você precisa "dormir" sentado. Compre-o antes de começar a sua aventura, se possível.

Esse ainda tem um botão que você pode prender na mala e não precisa ficar segurando. Foram muito úteis!

Para vôos internacionais, como já comentei em outro post, faça o check in com pelo menos três horas de antecedência, pois se acontecer o famoso "overbooking", você estará a salvo de ter que ceder seu lugar para outro passageiro. Para vôos nacionais, duas horas bastam. Aqui está a importância de levar distrações para passar o tempo. Faça o check in, despache as malas, vá para o portal de embarque indicado. Como você vai ter que esperar mesmo, aproveite para fazer um lanche e ir ao banheiro antes de embarcar.

Você pode levar uma mala pequena com rodinhas como bagagem de mão, com carga máxima de nove quilos e as mulheres, junto com essa malinha, ainda podem levar uma bolsa. Cuidado com o excesso de bagagem! Tente pesar suas malas no hotel antes de embarcar (compre uma balança), pois eu e meu marido nos perdemos feio no peso, podendo ter trazido quase o dobro de coisas que gostaríamos. Geralmente quando as malas são muito pesadas, ou estão acima do peso, no próprio guichê das companhias aéreas, eles colocam um selo bem grande escrito "heavy", que você percebe de longe. Por isso tenha cuidado com o peso, pois se colocarem um selo desses na sua mala, dificilmente você passará pela alfândega sem ser parado. Para vôos internacionais, cada pessoa pode levar duas malas de 32 kg cada e uma pequena como bagagem de mão, de 9 kg. Nessa bagagem de mãos, não são permitidos uma série de coisas, principalmente líquidos (frascos acima de 100 ml), consulte isso antes de viajar. Vai depender também de cada companhia aérea. Qualquer dúvida dêem uma olhadinha aqui.

Cuidado com o excesso de bagagem!
No dia da viagem, evite carregar no corpo coisas com metal, tipo cintos, colares, pulseiras, sapatos com detalhes de ferro, pois você vai cansar de passar por detectores de metais. Isso serve para os passeios turísticos em NY, como museus, o Top os The Rock e qualquer lugar que você precisar entrar, que precise pagar. Os casacos, câmeras, celulares e bolsas, TUDO passa pelo RX, e no aeroporto, além de tudo isso, você ainda precisa tirar os sapatos e carregá-los na mão até passar no detector. Evite levar na bolsa, cortadores de unhas, pinças, e qualquer coisa de metal que possa machucar alguém. Eles são muito minuciosos quando entramos no país deles, então é melhor respeitar.

Quando você chega em NY, no nosso caso, chegamos no aeroporto JFK, você sai direto na fila da imigração. Você terá que passar por eles se quiser entrar no país. Chegamos as 4:30 da manhã e saímos da fila as 6:00, então, tenha muita paciência. Mantenha o seu passaporte, as passagens e tudo aquilo que prove que você está apenas a passeio e compras na cidade, pois como já falei, eles são extremamente minuciosos. Não posso escrever muita coisa sobre a imigração, mas como amiga diria: mantenha a calma, evite sair da fila para ir ao banheiro, não cause muvuca. Eles não precisam de muitos motivos para negar a sua entrada. Quando lhe chamarem no guichê, responda as perguntas, tire a foto e coloque seus dedos na maquininha para conferir suas digitais assim que pedirem. Seja cordial e não demonstre nervosismo. Se eles carimbarem seu passaporte...bom passeio e boas compras. Agora, se eles te levarem para outra salinha, aí o negócio complica.

Muita calma nessa hora e fique com os passaportes e passagens sempre a mão!
Dentro dos aeroportos em NY, existem taxis que cobram um preço fixo, do aeroporto até o seu hotel de destino, desde que seja em Manhattan. Procure pegar um desses taxis para não ter surpresas. Uma coisa engraçada que nos aconteceu, é que descobrimos sozinhos que além da taxa da corrida, você ainda tem que dar gorjeta para o taxista. Então quando ele falar "You have to pay more money", ele está se referindo a gorjeta que você deve pagar para ele, fora a taxa de corrida. Alguns não pedem, mas para qualquer serviço que você precisar em New York, nem que seja para alguém do hotel lhe parar um taxi na rua, você terá que dar uma gorjeta ao homem.

Os preços praticados em New York, não são os preços finais que você pensa que vai pagar. Aquele bonequinho que você viu pela bagatela de U$ 9.99, no final da compra custará U$ 10.88, que foi o que aconteceu comigo, ao comprar um pequeno dinossauro no Museu de História Natural. Dei a nota de dez dolares e a mulher ficou esperando o resto do dinheiro...e eu esperando o troco. Portanto preste atenção que as taxas de juros sobre as coisas são de mais ou menos 8% a mais em cima da sua compra.

Vamos dar uma pausa que ainda tem muitas dicas para escrever. Logo farei outro post, aguardem!

Até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário