domingo, 14 de abril de 2013

Curiosidades e Dicas em New York - Parte 2

Vamos então continuar nossa sessão de dicas em New York City. Como eu já havia comentado em outro post, em NY não existem cestos de lixo para jogar papel nos banheiros. Se você encontrar algum cestinho nos banheiros, eles são destinados para jogar absorventes, plásticos e outros tipos de papel que não seja o higiênico. O papel higiênico, você joga dentro do vaso e puxa a descarga. Geralmente são pequenas alavancas que ficam ao lado da caixinha de água sobre o vaso.

Uma coisa que eu fiquei impressionada, é a quantidade de pimenta que colocam nas comidas, em quase todas que eu provei. As comidas mexicanas e indianas então, quase não consegui comer, de tão apimentadas. Se você optar por colocar mais pimenta na comida, fora o que já vem no prato, prepare-se para tomar litros e litros de coca-cola. Nas comidas tradicionais de fast foods conhecidos, como McDonald's, Burger King e outros, geralmente tem o mesmo sabor que os brasileiros, mas são muito mais apresentáveis, ou seja, mais bem feitinhos.

Delicioso!
Fomos durante o inverno para NY e tivemos tanta sorte que no penúltimo dia pegamos neve. Mesmo sem neve, o frio no inverno de lá, é muito diferente daqui, porém mais rigoroso. A umidade é diferente e como não estamos acostumados, é normal nos primeiros dias "queimar" o rosto com o frio, o nariz sangrar e ficar dolorido e os olhos coçarem quase que como uma conjuntivite alérgica. Eu tive tudo isso, fiquei com meus olhos vermelhos e coçando por quase três dias. Depois o organismo acostuma e tudo volta ao normal. O vento é constante, então agasalhe-se bem se resolver ir conhecer NY no inverno.

Andar de metrô em NY é muito prático, rápido, mas você precisa entender os mapas, que não são muito fáceis de compreender. As ruas não tem nomes, apenas números o que facilita muito para você se localizar lá dentro. Na real, em dois ou três dias, nós já sabíamos como funcionava o sistema de metrô, os números que precisávamos pegar (nos metrôs aparecem somente os números dos lugares onde você vai). Mas garanto que você aprende rapidinho a se virar nos metrôs de New York. Parece complexo quando você olha os mapas nas paredes das estações pela primeira vez, mas logo você entende e se acostuma.

Preste atenção aos mapas dos metrôs antes de embarcar
Tenha cuidado para não se machucar ou precisar ir ao hospital, pois diferentemente do Brasil, lá não existe o SUS. O único atendimento que você tem de graça, é o do bombeiro. A partir do momento em que você colocar os pés dentro do hospital, é tudo por sua conta. Pelo pouco que sei, é extremamente caro você fazer qualquer procedimento, desde aplicar uma injeção ou ficar em observação. Lá só tem saúde, quem tem dinheiro. Então previna-se, cuide-se e faça o possível para passar bem longe dos hospitais na sua viagem. Por isso é muito importante fazer o seguro de viagem, se você precisar, eles farão todo o atendimento, sem cobrar um centavo.

Dentro do avião, quando estamos indo para os Estados Unidos, os comissários nos entregam duas folhas para preencher logo que a aeronave decola, e que deveremos devolver preenchidas, antes de chegar no aeroporto. Uma para ser entregue na alfândega (uma por família) e a outra para a imigração (uma por pessoa), que deverá ser preenchida sem rasuras, com numeros de passaporte, passagens, e respondido uma série de perguntas. É obrigatório preencher essas folhas. Quando voltamos para o Brasil, somente os americanos devem preenchê-las, nós brasileiros, não precisamos.

Não esqueça de preencher os formulários no avião
Existem passeios pagos, que você não precisa pagar o valor estipulado. Na verdade, você pode pagar qualquer valor, pois essa taxa é sugestiva, então você pode pagar tranquilamente $5.00 para entrar nos museus, assim como nós fizemos. Alguns ainda dependendo do dia e hora, são de graça. É só se informar antes de fazer a visita. Tire um dia para caminhar no Central Park e na Times Square que não ficam muito longe um do outro. Se você for no verão, faça um piquenique no Central Park.

Antes de viajar, eu havia ouvido muito as pessoas comentando sobre os famosos cupcakes da Magnólia Bakery, então fui obrigada a experimentar. Na real, o docinho é gostoso, mas não tem nada de muito especial ou diferente das outras padarias em NY. Custam um pouco caros, mas para quem quiser matar a curiosidade, vale a pena. Eu achei uma lojinha da Magnólia dentro da Grande Estação Central, mas existem várias espalhadas pela cidade.

Eu comprei um igual ao azul
Bem, assim que eu for lembrando das dicas, vou fazendo outro post, mas no momento acho que é isso! Não deixem de visitar NY quando puderem, é uma viagem inesquecível!

Até logo!









Nenhum comentário:

Postar um comentário