quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Chocolate

Não se sabe ao certo, sobre a origem do chocolate. Há vários relatos que falam sobre os astecas aproveitarem os grãos de cacau para fazer uma bebida, até então amarga e pouco agradável. Nas cerimônias religiosas, o cacau era torrado e misturado com especiarias e mel, para tornar o seu sabor um pouco mais saboroso.

Adoro fazer isso!

Quando Cristóvão Colombo chegou a América, provou o chocolate, ainda líquido e o levou para a Europa. As tribos da América Central, misturavam-o com vinho, ou com purê de milho fermentado, adicionando especiarias, pimentão e pimenta. Hernando Cortez, conquistador espanhol, ficou impressionado com a mística que envolvia o chocolate. Cortez leva para a Espanha todo o conhecimento sobre o chocolate, desde o plantio do cacau até o processo para obter o chocolate líquido. Na Espanha, os monges aperfeiçoaram o sistema de torrefação e moenda do chocolate, transformando-o em tabletes e barras para serem diluidos em água quente.

Perdição!

Durante o século XVI os espanhóis tentaram esconder a receita do resto do mundo, mas no século XVII começaram vazar as primeiras  informações sobre o chocolate e em 1657 surge a primeira fábrica de chocolate em Londres. E assim, com o passar dos anos, o chocolate foi espalhando-se mundo afora, e em 1828, o holandês Conrad Voan Houten inventa uma máquina que extrai a manteiga de cacau, e a parte restante é transformada em pó. Surge o chocolate sólido, feito de manteiga, pó e massa de cacau. Em 1875, o suíço Daniel Peter e Henri Nestlé, descobriram como combinar chocolate com leite, cujas experiências evoluíram para um dos maiores impérios de alimentos do mundo. E daí por diante, o chocolate foi sendo aperfeiçoado, misturado com outros ingredientes, e hoje temos uma variedade enorme de tipos de chocolates, para nos deliciarmos.


Cada um tem seu gosto particular. Eu prefiro os amargos e os brancos com amendoim. Hummmmm!!


Amo!



Uma doce semana para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário