sexta-feira, 29 de julho de 2011

Festas de Aniversário

As festas de aniversário tem origem muito antiga, que acham-se nos domínios da religião e da mágica. O costume de dar parabéns, presentes e de celebrar com o requinte das velas acesas em cima do bolo foi inventada pelos gregos e segundo eles, serviam  para proteger o aniversariante do demônio e garantir a vinda do ano seguinte, pois a fumaça das velas levava as preçes dos fiéis até o céu. Os gregos dizem que cada um tem um gênio ou espírito protetor que assitia seu nascimento e o vigiava por toda a sua vida. Acreditava-se também que o costume de dar parabéns tinha o  poder sobre o bem e o mal , por que a pessoa supostamente estava perto do mundo espiritual.


O aparecimento do bolo de aniversário deu-se em comemoração a fertilidade da deusa Ártemis, onde os gregos colocavam bolos redondo feitos de pão e mel representando a lua, em seu altar, para homenageá-la.
Quanto a melodia "parabéns pra você", foi composta em 1893 por Mildred Hill, nos Estados Unidos. A letra original foi alterada em 1924 e ficou parecida com a que cantamos hoje em dia.


Saindo um pouco da história para os tempos atuais, as festas de aniversário são ótimas oportunidades para reunir família e amigos, colocar a fofoca em dia, contar as novidades, organizar novos encontros e o melhor de fazer tudo isso: degustando um monte de guloseimas. Isso em nossas festas de aniversários de "adultos", com direito a muitas guloseimas e ... bebida alcóolica. Bolo, brigadeiro, salgadinhos, pastelões, gelatinas coloridas, cachorrinhos quente e mais um montão de coisas deliciosas e coloridas enfeitam as mesas nos aniversários de criança... eu adoro aniversários de crianças, e claro, aqui não entra álcool. Festa de criança de verdade não tem álcool.


Bem, realmente não importa onde nem quando surgiram as crenças e festas de aniversário. O que importa é que essa cultura se mantém até hoje, e será passada para várias gerações e muitas pessoas ainda conhecerão a deliciosa crença das festas de aniversário.

Beijinhos e brigadeiros para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário