terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vida de Enfermeira

Esse pequeno texto resume em doze frases o que é a vida de uma enfermeira. Se você tem dúvidas quanto a  escolha dessa profissão, saiba que você vai passar por tudo isso, e inexplicavelmente, você vai amar!

  • Não terás vida particular, familiar ou sentimental;
  • Não terás finais de semana, feriados ou qualquer tipo de  folga;
  • Terás gastrite se tiver sorte, se for como os demais, terás úlcera;
  • A pressa será teu único amigo, e as suas principais refeições serão pizzas, miojos, etc;
  • Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se sobrarem cabelos;
  • Tua sanidade mental será posta em cheque antes que complete cinco anos de trabalho;
  • Trabalho será seu assunto preferido, talvez o único;
  • A máquina de café será sua melhor colega;
  • Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você;
  • Terás sonhos com pacientes e, não raro, resolverá problemas dos mesmos nesse período de sono;
  • Exibirás olheiras como troféus de guerra;
  • E, o mais importante ... inexplicavelmente amarás!


Quando li esse texto, tive a impressão de que ele foi escrito para mim, mas qualquer profissional de enfermagem que o ler, vai saber que tudo o que fala aqui é a mais pura verdade e vai se identificar também,  e quem ainda não passou por isso tudo, um dia irá passar. E irá amar! 

Esperando o próximo paciente...


Intermináveis plantões noturnos...

Eu já passei por tudo isso ...  não tive vida particular, finais de semanas e feriados, tive dores de estômago, tive muita pressa (ainda hoje sou apressada), comi muuuuuito miojo, alguns fios dos meus cabelos ficaram brancos (por isso eu pinto), quase fiquei louca, mas consegui passar os cinco anos por quase três vezes, meu assunto preferido ainda é enfermagem, mesmo que no momento eu esteja  meio que desviada da minha profissão, mas quando eu e minha mãe nos encontramos...sai de baixo (ela também é enfermeira), já tomei tanto café para me manter acordada nos plantões noturnos, mas no meu tempo não existiam máquinas de café, happy hour... que happy hour? Sonhei com metade dos pacientes que cuidei e mesmo em sonho, eu estava cuidando deles, de alguma forma. Ah...as olheiras...nenhum creme por mais potente que possa ser, resolve, somente dormir muito, mas eu nunca tinha tempo para isso, e o cansaço acumulou durante todos esses anos...e o mais importante é que eu amei e amo minha profissão, inexplicavelmente!

A gratificação!

Difícil é explicar como você pode passar por tudo isso e ainda gostar do que faz. Para mim, as pessoas já nascem com um dom e se você tem sorte e descobre-o logo no início de sua vida adulta, você não precisará trabalhar por um dia, pois tudo o que você fizer, fará com prazer e se sentirá gratificado mesmo não recebendo nada em troca. Eu me considero uma pessoa de sorte!

; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário