terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como você dorme?

Quando o assunto é dormir, além de começar a bocejar,  já pensamos em uma cama bem macia, lençóis limpos, travesseiros fofinhos e pronto, é só fechar os olhos e relaxar. Mas,  você presta atenção na posição que você costuma dormir? Sabe os benefícios e os malefícios das posições que você julga ser tão confortável para descansar?

Como é bom dormir bem...

As melhores posições para dormir são aquelas em que todos os músculos do corpo relaxam, principalmente os músculos das costas, região lombar, dorsal e cervical , pois são os músculos que mais trabalham durante o dia. Se você vai dormir e costuma levantar mais cansado do que foi deitar, com dores no corpo,  principalmente nas costas, um dos fatores pode ser que você dormiu em uma posição inadequada.

Uma noite mal dormida causa vários incômodos no dia seguinte.

Uma posição adequada para o descanso total dos músculos é a posição fetal, que consite em ficar de lado com as pernas ligeiramente dobradas (como os nenéns na barriga da mãe). O travesseiro deve preencher o espaço que fica entre o colchão, o ombro e a cabeça, e também se aconselha colocar um travesseiro entre os joelhos para aumentar o conforto e ter um sono repousante.

Posição fetal - a mais indicada.

Dormir de bruços é uma das posições inadequadas porque causa uma série de desconfortos na região lombar e cervical, acentuando os problemas de lordose, escoliose e lombalgia (dor nas costas).

Posição inadequada - de bruços.

A posição de dormir de barriga para cima só é aceitável se você colocar uma almofada embaixo dos joelhos, a fim de evitar dores nas costas, pois o joelho fica elevado,  fazendo com que o quadril se encaixe e compense a lordose (curvatura lombar). Deve-se utilizar um travesseiro baixo para não forçar a cabeça e a cervical.

De barriga para cima - posição correta.

A minha posição preferida para dormir, é a de bruços. Sei que é a posição mais inadequada possível, ainda mais que tenho um desvio de coluna (lordose). Tem manhãs que eu já levanto com as costas em frangalhos. Mas infelizmente não consigo me sentir confortável em outra posição, e olha que já tentei todas, inclusive com os travesseirinhos para ajudar, mas não adiantou, acabo sempre adormecendo e acordando de bruços. Mas ainda estou trabalhando nisso para melhorar minha qualidade de sono.

Uma boa noite de sono é necessária para repor as energias que gastamos durante o dia,  e se a sua noite de sono não conseguir compensar o seu cansaço ou repor suas energias, automaticamente, o  sono e o cansaço acumularão, transformando você numa pessoa mal-humorada, com dores no corpo, dores de cabeça, irritabilidade entre outros sintomas. O bom sono para nós é tão importante quanto a comida e o oxigênio que respiramos.


Bons sonhos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário