segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Florence Nightingale

Florence Nightingale foi a primeira enfermeira da história, ficou famosa por ser a pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Florence anunciou para sua família sobre sua decisão de cuidar de pessoas pobres e indigentes em 1845, provocando raiva e rompimento principalmente com sua mãe, pois toda sua família era rica e bem relacionada. Ficou conhecida como a  "Dama da Lâmpada", pois usava uma lâmpada para auxiliar na iluminação enquanto tratava os feridos. Por esse motivo o símbolo da enfermagem é uma lâmpada.


Após a morte de um mendigo, em 1846, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico, onde obteve apoio de Charles Villers, presidente do Comitê de Lei para Pobres (Poor Law Board). Isto a levou a ter papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.

Florence Nightingale - 1820 a 1910

Em outubro de 1854, Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, partem para os campos de Scutari (província de Istambul) para trabalhar em um hospital militar durante a Guerra da Criméia.

Em agosto de 1857, Florence volta a Inglaterra como heroína, sendo a pessoa mais famosa da Era Vitoriana, além da própria Rainha Vitória. Contraiu febre tifóide e ficou com sérias restrições físicas. Impossibilitada de fazer seus trabalhos físicos, dedica-se a formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida pelo seu valor técnico e profissional. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano que era ministrado por médicos com aulas práticas e teóricas.
 Em 1883, a Rainha Vitória lhe concedeu a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela foi a primeira mulher  a receber a Ordem do Mérito.


Florence morreu em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos, deixando um legado de compaixão, persistência, dedicação ao próximo,  estabelecendo as diretrizes e os caminhos para a enfermagem moderna.

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário