domingo, 6 de maio de 2012

Meus Primeiros Sushis

Quando eu era pequena, a comida que eu mais gostava era feijão, e toda vez que eu pedia para a minha mãe fazer (praticamente todos os dias), ela dizia que era trabalhoso para prepará-lo. E uma vez por semana, geralmente as sextas, ela fazia...huummmm!!! Então pensei com meus botões: se eu gosto tanto de feijão, por que não aprendo a fazê-lo? Aí eu poderia fazer feijão todo dia...Nessa época eu tinha uns doze anos. Resumindo a historinha, coloquei a mão na massa, aliás, no feijão, e aprendi fazê-lo muito bem, por sinal. Hoje posso fazer sempre que eu tiver vontade de comer, pois não acho nem um pouco trabalhoso prepará-lo.

Com o sushi não foi diferente. Adoro sushi e sempre tive vontade de aprender a fazer, mas como os ingredientes são meio caros, fui adiando até ontem, quando comprei-os para fazer o hossomaki, que é um dos meus sushis preferidos. Ingredientes na mesa, hoje de manhã me empolguei e fui tentar realizar essa façanha. Confesso que feijão é bem mais fácil...hehehe!

Depois de pesquisar em alguns vídeos no youtube, criei coragem e começei a preparar o arroz, conforme as instruções do vídeo. Arroz pronto, para mim a pior parte foi misturá-lo com o vinagre, sal e açucar. Se você não acertar o ponto do arroz, nada vai dar certo. Depois do arroz pronto e morno, fui para a segunda parte mais difícil, a montagem do sushi. Bem, devo dizer que até então estava achando as etapas até um pouco tranquilas, mas na hora de enrolar é que a coisa complica. Meu hossomaki ficou meio grande e eu não tenho a prática japonesa de enrolar tão rápido e firme como eles. Mas....acabou dando tudo certo.

Muita calma nessa hora..
Me sentindo uma descendente japonesa, lá fui eu tentar enrolar o sushi...

O hossomaki até que deu certo...

Aqui o Fábio se empolgou e veio ajudar a cortar as rodelinhas...
 Fiz um rolo de hossomaki de cani, e conforme instruções do vídeo, resolvi fazer um uramaki, também de cani (pois foi só esse ingrediente de recheio que comprei), mas misturei o kani bem picadinho, com cream cheese e cebolinha verde. Fiz uma pasta e montei o rolinho. O problema que o uramaki é ao contrário, ou seja, a alga por dentro e o arroz por fora. E outro detalhe importante que esqueci de comprar é o gergelim, que dá aquele gostinho delicioso no uramaki e não deixa grudar por tudo. Parti para a missão de enrolar, e novamaente o rolinho ficou gigante demais. Então cheguei a conclusão (um pouco tarde, eu sei), de que aquela alga era pra ser cortada ao meio, coisa que um marinheiro de primeira viagem não sabe.

O arroz está embaixo da alga, podem acreditar...

Cortando o primeiro uramaki da história sem gergelim...
Confesso que também tentei fazer uns niguirisushi de camarão, o que acabou não dando muito certo. Se fazer rolinhos é difícil, amassar na mão é mais complicado do que parece. O arroz gruda por tudo, e a bolinha não ganha forma de jeito nenhum. Consegui fazer somente quatro, num esforço bravo, e mesmo assim não ficaram como deveriam.  Mas essa especialidade deixaremos para mais tarde, quando eu já estiver mais "profissional".

Mas, como essa foi minha primeira tentativa de fazer sushi, acho que até me saí bem. Vocês devem estar se perguntando: E o gosto? Olha, até que ficou comestível, não tão bom como aqueles que compramos nos sushi bar, mas dá pro gasto. Os rolinhos ficaram meio grandes, mas felizmente cabiam na boca...hehehehe!

Depois de arrumadinhos até que ficaram comestíveis...

Mas no final tudo deu certo, na medida do possível, e a imagem para fechar esse post é essa:

Nosso almoço de domingo...

Bom domingo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário