sábado, 26 de maio de 2012

O Livro Escondido

Hoje eu resolvi arrumar a estante de livros. Grande coisa, né? Mas deixa eu contar para vocês o que eu achei no meio deles. Há mais ou menos uns dois anos atrás, a casa da minha sogra foi atingida por uma enxurrada, entrando água na garagem onde ela havia guardado uma caixa de livros antigos. Até então eu não sabia disso, senão teria me jogado contra a correnteza, correndo o risco de contrair uma leptospirose, e salvaria a caixa de livros, sem que uma gota de água suja encostasse nela. Menos né? No dia seguinte, aproveitando o dia ensolarado, tiramos tudo o que tinha dentro da garagem para fora e começamos a limpeza. Quando vi aquela caixa cheia de livros, com a marca da agua pela metade, quase tive um "panic attack". Puxei a caixa para fora e começei a tentar "salvar" os livros. Minha sogra na verdade não queria mais eles, pois estavam molhados, sujos de barro e alguns praticamente destruídos. Eu sairia no lucro se conseguisse salvar alguns pois iriam todos para o lixo.

Começei a retirá-los da caixa e lavá-los com água limpa, alguns apenas passei um pano molhado e os deixei secando no sol o dia todo. Simmmm, eu consegui salvar alguns. Naquele momento eu estava tão preocupada em salvar os pobre livrinhos, que não parei para olhar a capa e ver do que se tratava, apenas continuei limpando. Depois de um dia inteiro expostos no sol, recolhi-os com carinho e coloquei todos em uma caixa limpa. Quando me mudei para nossa casa nova, daqui onde vos escrevo, trouxe comigo a caixa onde eu havia colocado esses livros antigos e resgatados, afinal, além deles terem dado um trabalhão para limpá-los, são tão antigos que alguns estão escritos em latim e alemão gótico...uma preciosidade!


E hoje resolvi limpar a prateleira de livros aqui em casa. Tirando-os todos da prateleira, começei a olhá-los com mais tempo e vontade, pois na pressa de organizar a casa naqueles dias de mudança, apenas coloquei eles na caixa, da caixa na prateleira e não os olhei mais. Tirando um por um da prateleira, passando o paninho para tirar o pó, eis que surge em minhas mãos, um livro escrito por Charles Dickens, em 1971 (eu nem havia nascido ainda) - As Aventuras do Sr. Pickwick. Olhei para ele duas vezes para ter certeza de que era isso mesmo. Como pude ter guardado esse livro por quase dois anos sem ter notado? Nunca parei para olhar todos os livros que recuperei naquele dia ensolarado, e hoje me deparo com uma obra de arte dessas. Fiquei chocada e feliz ao mesmo tempo. Ganhei o dia!


Agora lá está ele na minha pilha de livros para serem lidos. Para quem adora ler como eu, achar um livro desses no meio de tantos outros, sabendo que todos iriam para o lixo, inclusive esse, chega a me dar um aperto no peito. Que bom que eu fiquei aquele dia inteiro resgatando-os. Com certeza depois de tanto trabalho, veio a recompensa.

Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário