quarta-feira, 20 de junho de 2012

Homens e Mulheres

Nós mulheres, como diria Agostinho Carrara, só não dominamos o mundo porque ainda não escolhemos que roupa vestir. Bem, não acho que isso seja bem verdade, afinal não temos intenção de dominar o mundo, mas sim de sermos tratadas de igual para igual - homens e mulheres. Ouve-se muitas piadinhas a respeito de tudo o que uma mulher consegue fazer muito melhor do que um homem, só que de salto alto. Apesar de ser mulher, acho um certo exagero nessa afirmação, pois existem homens que conseguem fazer o nosso trabalho, muito melhor que muitas mulheres. Não sou de jeito nenhum uma protetora da ala masculina, mas a verdade tem que ser dita. Alguns homens merecem que as mulheres lhes tirem o chapéu.


Por que estou escrevendo sobre isso? Porque penso que quando temos uma pessoa ao nosso lado, um homem, seja marido, irmão, amigo que você sabe que é diferente dos demais, eles tem que ser valorizados. Não é sempre que encontramos um marido que ajuda a esposa nas tarefas domésticas, ou que ajuda a preparar o jantar quando ambos estão cansados de um longo dia de trabalho. Um irmão que ajuda a sua mãe limpar a casa quando você está ausente para ajudá-la na faxina doméstica. Eu diria até que encontrar algum exemplar do sexo masculino que faça os serviços de casa sem reclamar é quase que se tivéssemos ganhado na loteria. Uma raridade, pode-se dizer!


No nosso mundo tão louco, penso que logo não existirá profissão de homem e mulher, e que todos, sem distinção, trabalharão iguais, serão recompensados iguais e o mundo será melhor...assim eu espero. Gosto de pensar que assim como as mulheres sairam de casa para trabalhar e ter sua independência, os homens também podem ajudar as mulheres nos serviços de casa, fazendo com que tudo seja uma parceria, uma troca de ajuda de ambas as partes. Aqui em casa funciona muito bem. Não existe serviço de homem ou de mulher, e sim, um serviço que precisa ser feito, não importa por quem.


Mas infelizmente existe a questão do machismo. Alguns homens acham que ajudar a mulher nos serviços de casa os deixa menos macho. Sério, de onde tiraram essa idéia mirabolante? Eu tenho sorte de ter um marido e amigos que não se importam de lavar um prato ou varrer uma cozinha. Fico na esperança de que com o tempo e a modernidade, as coisas evoluam e esses pensamentos vão parar no espaço. No mais, acredito que assim como os homens, as mulheres estão fazendo a sua parte na sociedade, crescendo, evoluindo e trabalhando de igual para igual. Não vejo nenhum problema nisso e torço muito para que num futuro não muito distante não exista mais esse tipo de pensamento e preconceito.



Bom resto de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário