quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Brasília - 3º dia!

Continuando a nossa aventura, no terceiro dia em Brasília tínhamos o horário marcado no Consulado Americano para a entrevista as 9:30 da manhã. Saimos de casa cedinho, pois o trânsito em Brasília é bem complicado. Chegamos no local descrito, cercado de muros e arames farpados por todos os lados, parecendo uma prisão de segurança máxima. Vários guardas espalhados por todos os cantos, só de olho no povão que não parava de chegar. Entregamos nossos passaportes para o primeiro guarda, que os carimbou e nos mandou cruzar uma porta e seguir em frente. Mas não sem antes passar pela revista policial e o detector de metais, again!

Como estava chovendo, ganhamos um guarda chuva de um dos guardas e seguimos o caminho de tijolinhos por onde todos estavam caminhando em fila indiana. Chegamos ao local indicado, pegamos uma senha, aguardamos ser chamados, entramos numa segunda fila e finalmente uma moça americana e delicada nos chamou para a entrevista. E começaram as perguntas que até então eram um mistério para nós. Após uns dez minutinhos explicando tudo e provando tudo com a papelada que levamos juntos, ela gentilmente nos falou: - "Ok, Sr. Fabio, seus vistos foram aprovados!", com um sotaque português americanizado. Agradecemos a mocinha e saimos felizes da vida pelo mesmo caminho que entramos e lá estava nosso amigo Evanio nos esperando, ansioso pelas novidades.

Após conversarmos um pouquinho, fomos a um shopping próximo do Consulado, tomar um cafezinho, afinal, não eram nem dez e meia quando tudo acabou. Na real, achei que as coisas foram bem rápidas em se tratando de tanta burocracia que é pedida. Nos avisaram que em alguns dias nossos vistos estariam na nossa casa, e posso lhes garantir que em menos de uma semana eles já estavam aqui em casa, em nossas mãos.

Esperamos na frente do shopping o Thiago vir nos buscar, e decidimos em comum acordo, ir conhecer uma famosa rede de restaurantes de Brasília que serve apenas peixes, o Peixe na Rede. Almoçamos um peixe maravilhoso nesse lugar onde levam muito a sério abrir somente apartir do meio dia, pois chegamos quinze minutos antes do meio dia e nenhum garçom veio nos atender antes do horário. Ficamos sentados lá, esperando alguém se manifestar, mas o garçom somente nos atendeu ao meio dia em ponto. Tipo, pontualidade britânica. Mas apesar da cara feia do garçom, a comida estava deliciosa. Vale a pena experimentar.

Esse era o meu prato...
e esse do Fabio
Saimos do restaurante e fomos conhecer o famoso Congresso Nacional, que eu tanto via na televisão quando era criança. Chegamos no congresso, e para não perder o costume, passamos pelo detector de metais e entramos nesse lugar tão grande e ao mesmo tempo acolhedor. Como diria nosso amigo Evanio, estávamos sentados no coração do Brasil. Nos informamos sobre o passeio e o rapaz que nos atendeu disse que dentro de quinze minutos começaria o próximo tour dentro do Congresso. Resolvemos mandar uns cartões postais para amigos e familiares, afinal, era de graça e os cartões eram realmente engraçadinhos. Logo após, nos sentamos na sala de espera, nos confortáveis sofás projetados nada mais nada menos que Oscar Niemeyer e começamos a sessão de fotos. 

É emocionante caminhar por essa rampa...
Sofás projetados por Oscar Niemeyer
Vista de dentro do Congresso, sentados nos sofazinhos
Começando nosso tour
Esses círculos mais claros de tapete é onde ficam os jornalistas para entrevistar os políticos
Câmara dos Deputados
Senado Federal
Nosso passeio começou no horário e fomos caminhando com nosso guia e conhecendo um pouco da história do Congresso, quem ficava atrás de cada porta, o que cada um fazia, quem era quem, como, onde, porque...enfim, milhares de informações sobre nossa política brasileira. Achei muito interessante e esclarecedor esse passeio, acho que todo brasileiro deveria ir visitar o Congresso Nacional e saber a sua história. Terminado o passeio, fomos para outros pontos turísticos, mas como estava chovendo um pouco mais forte, resolvemos ir para casa. Agora lembrei que ontem a tarde, fomos ao cinema assistir O Hobbit, e eu aqui jurando que tinha sido no terceiro dia. Mas como conhecemos e fizemos muitas coisas em pouco tempo, é normal a gente se confundir um pouco, não é?

Nos aproveitando dos confortáveis sofás enquanto aguardamos nosso tour
Fantástico
Terminando a visita (sim, também tem detector de metal para entrar no Congresso)
Aos fundo, Palácio do Planalto e Monumento aos Candangos
Chegamos em casa e tomamos um tipo de café quase sendo um jantar, pois já era noite. Resolvemos não fazer janta e dessa vez, eu pelo menos, fui deitar cedo, pois meu corpo estava até dormente de tão cansada. Os meninos ficaram na sala assistindo um documentário sobre desastres aéreos (ainda bem que não assisti) e tomando algumas taças de vinho, aproveitando os últimos momentos de nossa aventura, afinal, no dia seguinte, voltaríamos para casa. Mas essa historinha eu vou contar no próximo capítulo da nossa aventura.


Aguardem!

3 comentários:

  1. Que lugares lindos! Poxa, acho que vc tá certa, todos os brasileiros deveriam conhecer o coração do Brasil, ne? Isso me inclui, claro... Apesar de cansativo, esses dias foram super bem aproveitados ne? Quantas coisas boas e lugares legais vc conheceu! Jeito bom de começar o ano.

    Ps. Assistir documentário sobre desastres aéreos um dia antes de uma viagem area me parece... tortura antecipada!

    Beijão

    Ps.2 Amei meu cartão. ♥

    ResponderExcluir
  2. Mandarei um cartão de cada lugar que eu for visitar. I promesse!

    :**

    ResponderExcluir