sexta-feira, 16 de março de 2012

Perdas

Hoje, após saber que um amigo que eu gosto muito, terminou um relacionamento e está sofrendo demais, fiquei pensando o quanto é difícil aceitar as perdas. Qualquer tipo de perda. Quando nos acostumamos demais com as coisas, com uma pessoa ou um emprego e de repente, da noite para o dia isso termina, temos a impressão que tudo está acabado e nada será como antes. Nunca mais seremos felizes. Focamos nossos pensamentos nas coisas que eram boas, e sempre nos esquecemos da parte ruim da história. Deveria ser ao contrário. Mas nossa mente nos prega peças e não sabemos como lidar com isso, apenas queremos que as coisas voltem as ser como antes.

Ninguém vai passar pela vida sem perder, sem chorar, sem sofrer. O jeito é se conformar e enfrentar a dor, dure o tempo que durar, ela faz parte da nossa vida. Mas...assim como a felicidade, a tristeza também passa! A dor da perda é inevitável, mas o sofrimento é opcional, assim diz essa famosa frase. Devo dizer que a dor, o trauma, o sofrimento nos faz refletir e pensar em coisas que nunca havíamos pensado, e ver tudo com outros olhos, nos tornando pessoas melhores, por isso precisamos passar por ela. Que graça teria se todos os dias estivéssemos super felizes, sem nenhum problema ou tristeza...nunca iríamos dar o valor necessário quando as coisas boas acontecem.


É preciso chorar, gritar, colocar para fora tudo aquilo que nos amargura, nos entristece e nos faz mal. É preciso limpar a alma com as lágrimas que o sofrimento nos causa, para que ela esteja limpa quando começarmos a escrever uma nova página na nossa vida. E o tempo vai passar e nos mostrar o quanto era insignificante aquele passado comparado ao dia de hoje. E então vamos entender que toda aquela dor, todas aquelas lágrimas, aqueles sorrisos e dias felizes sempre voltarão, é só uma questão de tempo, afinal de contas, nossa vida é um constante ciclo e dias bons e dias ruins fazem parte do nosso viver. Vamos nos acostumar com isso a medida que o tempo passar.

E cada dia que passar, você vai saber e entender melhor o porque você tinha que perder aquilo que te fez sofrer tanto, e vai agradecer por tudo o que aconteceu de bom depois que a dor passou. Você verá tão claramente que a vida é infinitamente mais bela do que você sonhava, e que o tempo de ser feliz é agora.

Cada um reage a dor do jeito que acha certo e necessário, afinal de contas...só eu sei o que posso sentir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário