segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lendas Urbanas

Sábado á noite, amigos reunidos, desconstração total após um jantar delicioso, e algumas taças de vinho depois, a conversa migra para histórias de paranormalidade, espíritos e afins. Claro que todos sabem alguma história chocante, de coisas anormais ou assustadoras para contar. Começamos a relembrar das lendas urbanas que ouvíamos desde crianças, e que todos na nossa idade já conheciam. Lendas urbanas são como histórinhas de terror, que nos eram contadas por nossos pais e avós quando nós desobedecíamos eles, com o propósito de nos deixar em pânico, e consequentemente nos manter em um canto da casa de castigo pensando na história, e na vida. Algumas lendas, me deixavam tão assustada quando criança, que eu chegava a sonhar com o que me contavam, pois os "adultos" usavam todas as artimanhas para fazer a história parecer real. E sempre conseguiam!

Mas vamos falar um pouco sobre algumas lendas urbanas. Para quem não as conhece, vou fazer um pequeno resumo das lendas que marcaram minha infância e que no sábado a noite, foi motivo de uma longa, tensa e prazerosa conversa.

1 - A bola de fogo. Essa famosa bola de fogo, perseguiu os parentes de todo mundo que conhece essa história. Reza a lenda, que quando algumas pessoas (no meu caso, meu avô e meu pai) estavam sozinhas, num lugar distante, a noite, de repente uma bola de fogo começava a flutuar atrás dessas pessoas e persegui-las até onde elas pudessem correr. No caso do meu pai, ele estava de carro, e a luz que o perseguia não saía de trás do carro, até ele reduzir e a "bola de fogo" passar voando ao lado do carro e sumir. Já meu avô foi perseguido em um pasto quando morava numa cidadezinha do interior. A bola de fogo o perseguiu pasto afora, até ele chegar em casa, segundo ele, sem fôlego, quase morto. No caso, essa mesma bola de fogo, fez parte da infãncia de todos os que estavam aqui em casa sábado, das histórias que parentes contavam, e pelo visto, vai continuar varando as próximas gerações. Como diria Dr. House... Interesting!

Era parecida com essa e ficava ziguezagueando no ar, perseguindo as pessoas
 2 - O rapaz mais bonito de salão, era o tinhoso. Essa era outra fábula famosa dos meus tempo, que geralmente nos era lembrada propositalmente na época de quaresma, onde, segundo minha avó, era pecado sair para dançar nos quarenta dias que antecipavam a Páscoa. Conta a lenda, que numa cidadezinha do interior (segundo minha avó, aconteceu no salão de uma pequena igrejinha em Rio dos Cedros), todos estavam dançando animados no baile, quando na porta do salão, apareceu o rapaz mais bonito de que se tem notícias. Ele tirava todas as mulheres para dançar, e todas queriam "ficar" com ele, tão lindo e encantador era o moçinho. A certa altura da gafieira, eis que ele está dançando com uma moça e começa a se transformar no tinhoso, quebrando tudo, machucando as pessoas, e claro, queria levar a moçinha escolhida com ele, para as profundezas do inferno. Fim do baile. Segundo minha avó, ele já tinha carregado algumas. Então fico pensando em quantas vezes a cena se repetiu (segundo minha avó), e ninguém desconfiou do dito cujo... Mais engraçado ainda, é que nenhuma moça que ele carregou era conhecida. Interesting 2 ...

Há muleque, pegador!!!
3- A Maçonaria. Existem ainda hoje, vários mistérios envoltos a respeito da maçonaria e também várias lendas, que nos eram contadas desde que me lembro por gente. A primeira lenda sobre a maçonaria é que quem era maçônico, tinha feito um pacto com o tinhoso para ficar rico, e que se resolvesse abandonar a maçonaria, o chifrudinho vinha buscar um filho ou alguém da família. Bem, até aqui tranquilo para nossa cabeçinha de criança que ficava imaginando como era feito o pacto. Melhor não mencionar o que nossa mente fértil imaginava. Mas a segunda parte da lenda é que nos deixava de cabelos em pé. Todos os maçôns se reuniam numa mesa enorme para comer e beber, com várias mulheres (prostitutas) para se divertirem depois da comilança. Depois que todos haviam acabado suas deliciosas refeições, eram levados para um lugar mais tranquilo com suas acompanhantes e tudo o que sobrava de comida na mesa, o tinhoso vinha comer. Alguns contam que em algumas histórias, a comida era separada antes, pois era escolhida a melhor parte para ele. Bem, a sequência da comida, não muda muito a história. Mas o que nos deixava aterrorrizados era que ele vinha comer...OMG! Medo!

Cumprimento da maçonaria

As lendas urbanas continuam no próximo post...

; )

Um comentário: