quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa

Mês de abril chegando, e com ele os feriados de Páscoa, e claro, a Páscoa. Ovos de chocolate, cestas com ovinhos e coelhinhos por toda a parte. Apesar de eu não gostar muito de datas comemorativas como Natal e Ano novo, devo admitir que, da Páscoa eu sempre gostei. Acho tudo mais simples, sem simpatias ou comidas especiais. Você procura a cestinha (quando criança, claro), acha e come tudo o que tem dentro. Quando nos tornamos adultos, ganhamos ovos de Páscoa das pessoas que nos estimam e pronto. Sem lentilha, sem pular ondas ou cantar o noite feliz.

A Páscoa sempre me traz boas recordações do jardim de infância. Nessa época, ficávamos fazendo máscaras de coelhinhos, pintando desenhos de ovos de Páscoa, e quando estava tudo pronto, acontecia a melhor parte. A professora anunciava que no dia seguinte, deveríamos vir bem vestidos, com nossos uniformes limpos porque o coelhinho iria passar e distribuir ovinhos. Nem preciso dizer que nós nem dormíamos na noite anterior, de tanta ansiedade.



Chegado o grande dia, todos sentados em suas carteiras, mais comportados, impossível. A professora pedia que todos abaixassem a cabeça e permanecessem assim até elas mandarem, que o coelhinho passaria de carteira em carteira e deixaria chocolates para todos. Lembro-me de abaixar minha cabeça entre as mãos na carteira, e meu coração quase pulava pela boca quando eu via no chão, aquela sombra se aproximando da minha carteira. E quando eu sentia o "coelhinho" do meu lado, colocando alguma coisa em cima da minha carteira, eu começava a tremer, de tanta emoção. Imaginem...o coelhinho do meu lado, mas eu não podia vê-lo, nem tocá-lo. Quanta inocência hein?

E você acha que alguém levantava a cabeça ou se atrevia a espiar? Ninguém se mexia, não ria, não conversava. Somente escutávamos a respiração ofegando do colega da frente e de trás. E na hora certa, a professora mandava todos levantarem a cabeça, e lá estavam - três ovinhos de Páscoa para cada criança. Êxtase total, gritos, risos e comparações de qual ovo era maior ou mais bonito. E todos eram liberados para voltar para casa e mostrar aos pais o que o coelhinho havia deixado. Por isso sempre que a Pascoa chega, eu tenho essas boas lembranças da minha infância, da nossa inocência que hoje não existe mais. Boas lembranças tem que ser lembradas e comemoradas.

E tem também o feriado, que é sexta feira santa e aqui onde eu moro, não se trabalha na segunda também porque é aniversário da cidade. Isso quer dizer que esse ano vamos ficar quatro dias em casa. Uhuuuuuulllll.... Espero ansiosa chegar quinta feira a noite para começar a comemoração de Páscoa, para juntar os amigos que estão chegando, com chocolates e muitos jantares regados a vinho e boa conversa.

Feliz Páscoa a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário