domingo, 5 de agosto de 2012

Béla Lugosi

Após algumas tentativas falhas de baixar filmes antigos para assistir no conforto da minha cama, descobri que esses filmes que eu tanto queria ver, estão disponíveis no youtube, de graça. Logo que entrei de férias, começei a procurar os filmes mais famosos e que estavam na minha lista, e desde então, passei a maior parte das minhas tardes de férias, assistindo filmes antigos. Quanto mais você procura, mais filmes bons aparecem para nossa alegria. A maioria dos filmes, são preto e branco e nem se comparam aos filmes dos tempos de hoje. Um dos primeiros que assisti foi Drácula, conhecendo assim o famoso ator húngaro, Béla Lugosi. Como tenho uma queda por filmes de suspense e terror, comecei a procurar outros filmes em que ele participou e surpreendentemente a maior parte dos filmes de terror e supense dessa época, levam o seu nome. Ele é simplesmente fantástico. 

Béla Lugosi, nascido em 20 de outubro de 1882, tornou-se famoso pelo seu papel no filme Drácula, numa encenação da clássica história de Bram Stocker, e teve como especialidade os filmes de terror. Teve uma vida bastante conturbada, com histórias de dependência de morfina, ficou desempregado algum tempo e na década de 40, foi descoberto por Ed Wood, que segundo comentários, arcou com vários custos em clínicas de internação, consumido por seu vício em morfina. O último filme de Lugosi, foi Plan 9 from Outer Space, filmando apenas uma semana, vindo a falecer durante as gravações, no dia 16 de agosto de 1956, aos 73 anos de idade. Foi sepultado com o traje do Drácula a pedido do filho e da sua quarta esposa, na Califórnia. Seu verdadeiro nome era Béla Ferenc Dezsõ Blaskó, nascido no Império Autro Húngaro, na região de Banat.

Béla Lugosi, no papel de Drácula


Após conhecer um pouco sobre a vida desse ator, comecei a assistir alguns filmes que ele protagonizou e simplesmente me apaixonei pela sua interpretação. Todos os seus filmes, aparecem a imagem do close do seu rosto, com os olhos arregalados, e um sorriso sarcástico, de uma pessoa realmente má. Ele era muito bom no que fazia. Esses são os filmes dele que assisti e que me fizeram admirá-lo: Plan 9 from Outer Space (1956), White Zombie (1932), Drácula (1931). Pretendo assistir toda a filmografia dele, que incluindo os filmes baratos, passam de oitenta.

Se você tiver curiosidade de assistir algum filme dele, eu indico o Drácula, é simplesmente perfeito. Filme de terror em preto e branco, trilha sonora prá lá de sinistra e o clima que aparece no filme, realmente nos deixam tensos. Vale a pena assistir.

Bom domingo a todos!

2 comentários:

  1. Oi!

    Um detalhe curioso é que ele foi enterrado com o figurino do Drácula! :D

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu escrevi aí no texto esse detalhe...

    :)

    ResponderExcluir