sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hino Nacional Brasileiro

Primeiro dia de agosto e passei-o assistindo uma palestra sobre aleitamento materno. Começa essa semana, de 01 a 07 de agosto, a semana do aleitamento materno. Como foi um encontro microrregional, estavam presentes Timbó, Dr Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Pomerode e Rodeio, e como todos trabalham na área da saúde, não há dúvidas que reencontrei velhos amigos, antigos colegas de trabalho e pessoas da área que não via a muito tempo. Deu para matar a saudade e fofocar um pouquinho com cada um, ou melhor, com cada uma (a maioria eram mulheres).

Uma coisa que me deixou supresa e me trouxe um sentimento nostálgico dos tempos de colégio, é que antes de começarem as palestras e discuções sobre o assunto, fomos convocados a cantar em posição de sentido, o Hino Nacional Brasileiro. Devo dizer que a sensação de ouvir as primeras notas da música, me fez voltar lá  para a sala de aula, onde as sextas-feiras a tarde, nós fazíamos homenagem à bandeira, cantando sempre antes de começar tal ato cívico, o Hino Nacional Brasileiro.


Na época em que eu estudava, lá pela quinta, sexta série, nos recebíamos do colegio, o material didático para aquele ano. Lápis com tabuada desenhada, caneta azul e vermelha (geralmente eram bic 4 cores), régua com lupa e vários cadernos avulsos. A capa desses cadernos tinha a letra do Hino Nacional escrita, e toda vez que tínhamos alguma dúvida da letra, nós pegávamos o caderno, para verificar na capa a forma correta de cantar. Bons tempos! Mas voltando ao curso...

O mais interessante é que faziam anos que eu não cantava o hino, e por incrível que pareça, eu não havia esquecido uma letra, uma palavra. Me senti uma patriota de verdade, apesar de todos os problemas que nosso país tem. Olhando para os lados, percebi algumas pessoas com a mão direita sobre o coração, todas viradas em direção a bandeira que estava hasteada no canto da sala. Foi uma sensação tão boa voltar no tempo e perceber que algumas coisas realmente não mudam.

Não  lembro de ter participado de qualquer curso, capacitação ou seminários onde antes de começarmos as atividades, o tema de abertura fosse o Hino Nacional. Achei a idéia ao mesmo tempo ultrapassada e criativa. Todos que estavam presentes naquela sala, quando o hino terminou de tocar, entreolharam-se e sorriram uns para os outros. Acho que tiveram o mesmo pensamento que eu. E após todos estarem com a sensação de patriotismo cumprido, começaram as palestras e atividades sobre o aleitamento materno, que diga-se de passagem, foi muito interessante. Mas fica uma pergunta...

Você se lembra quando foi a última vez que cantou o Hino Nacional Brasileiro?

Se você não consegue lembrar quando foi a última vez que cantou a plenos pulmões, o nosso Hino Brasileiro, considerado um dos mais bonitos do mundo, deixo aqui um vídeo para você se emocionar e cantar junto. Vai lá...



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário