sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O quintal da minha casa

Na verdade, desde que nos mudamos para nossa casa, um dos meus desejos era ter aquele quintal maravilhoso, cheio de verduras e temperos frescos. Fizemos o canteiro e o principal que era plantar as mudinhas, nenhum dos dois fez, por inexperiência mesmo. Então o canteiro está esse tempo todo sem ser usado em benfício próprio. Começamos a depositar nesse quintalzinho, nosso lixo orgânico, já que ele fica longe de casa o suficiente para não dar cheiro, e perto suficiente para jogar resíduos nos dias chuvoso, sem se molhar muito.

E para nossa surpresa, um belo dia começou a nascer plantinhas de folhas até então nunca vistas. Fiz uma pesquisa na internet para ver que folha misteriosa era aquela, e acabo descobrindo, que no meu quintal, até então abandonado estava nascendo um pé de melão. De tanto jogar sementes de melão, elas acabaram brotando. Felizes da vida por não ter trabalho nenhum de plantar e ser presenteados com um pezinho de melão, começamos a acompanhar o seu crescimento. Começaram a surgir várias florzinhas e algumas semanas depois, lá estavam as bolinhas crescendo. Ficamos cuidando até o momento de serem colhidos, e mesmo sob o ataque de vários bchinhos da terra, conseguimos salvar alguns e degustá-los. Só pelo fato de não ter sido usado veneno nenhum no cuidado deles, os melões pareciam até mais doces e macios.

Essa foto fui eu que bati, quando os melões já estavam quase no ponto!

 Depois que o pezinho secou, foi a vez dos tomates darem as caras na horta, crescendo novamente das sementes ali depositadas junto com o lixo orgânico. Colhemos alguns tomates esse ano, do nosso próprio quintal, mas a maioria foi atacada pelos famosos bichinhos citados acima, e como não queríamos usar venenos, acabamos perdendo alguns. Mas o tomate sem veneno é simplesmente delicioso, mais macio, mais vermelho, mais suculento. E então os pezinhos de tomates começaram a secar também.

Os tomates que colhemos, eram bem parecidos com esses!
Ontem quando fui jogar nosso lixo orgânico, notei que já está nascendo uma terceira plantação, dessa vez quem resolveu nos supreeender foram várias mudinhas de salsinha (cheiro verde), que insistiram em nascer quando joguei os galhinhos secos no quintal. O engraçado é que junto com toda essa muvuca de sementes, está nascendo alguns pés de mamão, um de manga, um de laranja e outro de limão, todos sem nem sequer serem plantados. Não temos cuidado algum com essas plantas, porque realmente não sabemos como cultivá-las, mas mesmo sem nehum tipo de atenção, elas vem firme e forte.

Salsinha é um tempero delicioso para qualquer prato.
Fico imaginando que quando nós resolvermos aprender a arte de plantação, quantas coisas boas vamos colher no nosso quintal. Até me empolguei um pouco em aprender como plantar sementes, afinal, se eu aprendi a fazer sushi que era um desafio para mim, por que não vou aprender a preparar a terra para plantar verduras. Sonho em não precisar mais comprar esse tipo de alimento no mercado, porque além do preço absurdo, a maioria é de má qualidade e cheia  de agrotóxicos.

Prometo que junto com o youtube, farei um cursinho rápido de como preparar a terra, como semear e cuidar, e quando as mudinhas estiverem crescendo, farei outro post mostrando então o meu trabalho. Me desejem boa sorte!

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário