sábado, 20 de outubro de 2012

Charutinhos de repolho, ou couve!

No posto de saúde onde trabalho, a maior parte das funcionárias são mulheres. Quando começa  a se aproximar o horário de ir embora, todas começam a se perguntar o que cada uma vai fazer de jantar. Chega a ser engraçado, pois a maior parte das mulheres tem horror a ter que fazer o jantar toda noite. Na verdade, não é o ato de cozinhar que incomoda, mas a pergunta é: O que cozinhar? E as reclamações são sempre as mesmas, em todas as mulheres, não saber mais o que inventar de jantar. E eu claro, faço parte das mulheres que tem os mesmos questionamentos.

Esses dias, estávamos na cozinha trocando receitas e falando do jantar, quando uma das colegas disse que tinha vontade de comer charutinho de repolho. Se você não sabe sobre o que estou escrevendo e for procurar no google a origem desse prato, já lhe adianto que é uma comida de origem árabe (Líbano) e chama-se Mehchi Mahfuf, ou seja, charutinhos de repolho. O repolho pode ser substituido por couve ou folhas de uva. Voltando as minhas lembranças de infância, lembrei que minha mãe fazia esses charutinhos para nós, e que adorávamos comer essa iguaria. Pensei então em procurar na internet como fazê-los e mãos a obra. Fiz os charutinhos, um pouco com couve e outro de repolho. O resultado vocês verão a seguir.

Receita de charutinhos de repolho (Mehchi Mahfuf)

- 300g de carne moida
- Meia xicara de arroz (usei cozido)
- 1 ovo
- cebola, alho, pimenta e cheiro verde.
- sal

Amassei a carne moida crua, com o arroz, acrescentei 1 ovo e os temperos, amassando bem até "grudar" todos os ingredientes. Em uma panela com água salgada, coloquei as folhas de couve e repolho para cozinharem, até ficarem moles, uma de cada vez. Conforme eu tirava as folhas, já colocava uma colher de recheio e enrolava-os. Para não deixar as pontinhas sobrando, prenda com palitos de dentes. No dia que fiz, eu estava sem palitos e acabei amarrando mesmo com um fio de linha.

Forrei o fundo de uma panela com os talinhos que sobraram das folhas, coloquei dentes de alho, tomate e temperos e fui colocando os charutinhos na panela, um por cima do outro. Usei a mesma água que cozinhei as folhas e despejei sobre os charutinhos até cobri-los bem. Deixei cozinhar por 40 minutos. Estão prontos para servir.

Charutinho de Couve
Recheio

Charutinho de Repolho

Cuddy de olho nos charutinho...hehehehe

Voce vai encontrar várias receitas de charutinhos, com diversos recheios, mas o que eu fiz, é bem light, sem manteiga ou azeite de oliva, e mesmo assim ficou saboroso. Mas você pode acrescentar pimenta a gosto, e outros temperos que lhe agradam, com certeza ficará delicioso.


Até a próxima receitinha!

3 comentários:

  1. Hmmmm... saudades dessas invenções culinárias e dos jantares com vocês!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Daqui mais ou menos dez meses, já vais ter voltado...aí faremos para vc experimentar! = )

    ResponderExcluir