sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

E a vida segue!

Ontem eu liguei para minha mãe, porque queria lhe dar boas notícias. Minha cunhada atendeu e passou para ela. Quando ela disse alô, percebi que estava chorando. Começei a ficar gelada achando que alguma coisa terrível teria acontecido, pois dificilmente vi minha mãe chorar. Logo penso na minha Vó (mãe dela), que tem 94 anos e todos temos pânico só em pensar em perdê-la. Perguntei o que havia acontecido e ela começou a me contar entre soluços, que meu irmão estava indo morar com meu pai, aqui em Timbó. No começo achei engraçado porque ela e meu irmão nunca foram os melhores amigos, mas com o tempo e o desabafo dela, entendi o motivo da sua choradeira. Ela acha que meu irmão é um ingrato de abandoná-la e ir morar com o pai, pois foi ele (meu pai) que nos abandonou quando crianças, e ela acha isso injusto. Disse também com muita mágoa que ele não podia fazer isso com ela, que ela entendia isso como uma traição. Tentei acalmá-la, lembrando-a que também saí de casa bem cedo e que nem por isso ela fez esse drama todo. Que os pais criam os filhos para o mundo, enfim, essas frases feitas e que,  particularmente para mim não tem muito significado, afinal não tenho filhos. Mas entendo a preocupação dela de ficar sozinha, o medo de envelhecer e ser abandonada. Claro que isso não vai acontecer.


Mas toda essa situação me fez pensar no quanto os filhos podem nos fazer sofrer de alguma forma, afinal de contas, nem sempre vamos tomar atitudes que agradarão nossos pais. Não penso em ter filhos, mas vejo pelos meus sobrinhos e sobrinhas o quanto é trabalhoso e o quão podem se tornam injustos quando adultos (tenho exemplos bem próximos de pessoas ingratas). Tem uma frase que diz: Filhos pequenos, problemas pequenos, filhos grandes, problemas grandes...é mais ou menos por aí. Sei que não sou nenhum exemplo a ser seguido, e que as pessoa poderão me dizer, quem sou eu para falar de filhos se nem tenho essa experiência. Bem, cuidei de muitas crianças, acompanhei-as durante o seu crescimento e consigo identificar cada fase que elas passam ou passaram, afinal, eu também sou filha e passei por todas essas fases também.


Então vamos falar das fases que todos passamos durante nossa criação. A fase de ver nossos pais como heróis, de ter raiva deles por não nos deixarem dormir na casa de nossas coleguinhas, de mais ódio ainda quando eles te recriminam por você estar fazendo tudo errado e você achando que está na razão. Aí você sai de casa, contra a vontade deles, vai viver sua vida. Alguns tem sorte e dá tudo certo. Outros se batem pelo mundo afora e aprendem na marra aquilo que os pais queriam nos ensinar com toda a paciencia, apenas conversando...mas você não quis ouvir. Alguns voltam para a barra da saia da mãe (geralmente voltam), porque ali é um lugar seguro e nenhum mal o alcançará. Quando adultos, reconhecemos o quanto fomos idiotas e injustos, nos arrependemos várias vezes de como os tratamos, e então, queremos fazer o melhor para compensar nossa ingratidão. E então eles ficam velhinhos,  você vai visitá-los sempre que pode, afinal, você tem sua família agora. E um belo dia...eles simplesmente se vão...e fica um vazio. E aí você vai lembrar e chorar por todas as vezes que você desobedeceu, contrariou ou respondeu para eles.


E o ciclo vai se repetindo sempre, de geração em geração e sempre será igual. Sempre terá o filho "ovelha negra", aquele que "quase não incomodou", aquele que tomou o rumo cedo na vida e se virou com tudo, porém aprendendo tudo da pior maneira possível (essa fui eu...hehehe), e aquele que nasceu, viveu e vai morrer na casa da mãe, sem se casar, sem construir uma família. A escolha é de cada um. Você vai escolher como será sua vida e se teus pais terão orgulho de você ou apenas decepções. Mas não esqueça deles, nunca, pois eles sempre estarão lá quando você prescisar, enquanto vivos. Depois...depois a vida tem que continuar sem eles, e aí você fará o papel deles e seus filhos farão o seu. E a vida seguirá fazendo um "looping" contínuo.

Bom iníco de final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário