segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pense Nisso!

Quando alguma coisa, por menor que seja, ameça nossa preciosa vida, nós automaticamente mudamos os nossos pensamentos, mudamos nossos velhos conceitos, e devagarinho vamos nos acostumando a nova condição e esqueçemos de cumprir aquilo que prometemos quando estávamos desesperados. Quando você se acostuma a sua nova condição, você começa a não ver mais graça naquilo que antes fazia tanta diferença em sua vida e torna-se novamente como era antes. Não deveríamos nos acostumar com as coisas tão facilmente, pois com o tempo tendemos a dar menos valor do que elas realmente merecem.


Vejo pessoas todos os dias que teriam muitos motivos para reclamar da vida, pois sofrem tanto, que chega a ser desumano. Mas elas acabam se conformando com a situação, e cada vez que piorar, elas vão se acostumando a suportar mais dor, mais sofrimento, até que um dia desistem de lutar. E então morrem, talvez por não aguentar mais a própria dor, pela desmotivação de lutar por uma coisa que não tem solução, ou simplesmente porque cansaram de tudo. Sempre quando o desânimo resolve bater na minha porta, tento lembrar das pessoas que cuidei durante a minha vida, do sofrimento que algumas delas passaram, que sinceramente, não sei se eu aguentaria tanto. Tento ver o quanto a nossa vida é fácil e simples, que temos tudo e mesmo assim, as vezes, ousamos reclamar.

Quanto pedidos meus pacientes me fizeram no leito de morte, quando a danada da morte estava alí, em pé, do meu lado, esperando o paciente dar o último suspiro para então levá-lo. Quer saber o que eles me pediam? O que eles desejavam antes de morrer? Eles queriam vida, ter a chance de poder viver um pouquinho mais para aproveitar a família e os amigos. Alguns tiveram uma morte horrível, e ninguém reclamou de nada, apenas queriam um pouquinho mais de vida.

Todos nós somos injustos em algumas situações que passamos em nossas vidas. Estamos reclamando a todo minuto de tudo e de todos e algumas vezes nossas reclamações tornam-se mais do que injustas. Se nós fôssemos parar para pensar um minuto naquela pergunta que diz: "Se você soubesse que iria morrer amanhã, o que faria hoje?", talvez mudaríamos nossos conceitos sobre a vida. Pense por um minuto nessa pergunta...


Quando as pessoas estão doentes e sabem que logo partirão, tornam-se serenas, conformadas e não reclamam de nada. Uma paciente com câncer terminal que eu cuidei no hospital onde trabalhei, não podia caminhar e seu último desejo para mim revelado foi que queria tomar o último banho no chuveiro e sentir a água cair sobre o seu corpo, já que por muito tempo só tomava banho no leito. Você sabe como é tomar banho de leito? Posso garantir que não é um dos melhores prazeres da vida. E a resposta foi sim. Eu carreguei ela até o chuveiro e lhe dei seu último banho. Último porque ela faleceu as 46 anos na tarde do dia seguinte.

Quando eu fiquei doente em 2009, meu diagnóstico foi muito pior do que eu imagina. E piorou ainda mais em 2010 onde acabei fazendo uma cirurgia. Sabem qual foi meu primeiro pensamento quando veio o resultado da piora da doença? Eu não quero morrer! Eu não quero fazer quimioterapia e ficar careca. E então minha cabeça começou a dar mil voltas e eu comecei a repensar tudo. Sério, é uma sensação de perda total de controle, de não ter mais nada, de querer voltar atrás e fazer tudo diferente. O tratamento ainda continua, e cada vez que eu coloco meus pés naquele consultório médico, tenho calafrios, mesmo sabendo que está tudo sob controle. Mas eu sempre tive apoio, do meu marido em especial que nunca me deixou desistir, dos meus amigos que torceram por mim, e da minha família que esteve a disposição sempre que precisei. Só tenho que agradecer a todos e dizer que minha vida é melhor hoje, porque vocês fazem parte dela.
 
"Aposto que ela vive mais feliz que você."
 
O que eu quero dizer com tudo isso? Que a vida é uma só e que deve ser aproveitada ao máximo perto das pessoas que nós amamos, que não devemos perder nosso tempo reclamando tanto e sim, agradecendo mais por ter sáude, por ter uma vida. Que algumas coisas nós podemos mudar e que outras nós temos que nos conformar e apenas aceitar. O que eu quero dizer é que a vida é o maior bem que temos e que deve ser cuidada com todo amor, com toda atenção incondicionalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário