quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cuide-se!

O que você faz para se cuidar? Se alimenta corretamente, ou faz exercícios físicos? Meditação? Busca Deus em algum lugar? São tantas perguntas que quando nos deparamos com elas e não conseguimos responder, está na hora de tomar uma atitude. Após alguns sustos que tomei a uns anos atrás, hoje eu resolvi que preciso me cuidar, que preciso dar atenção ao meu corpo e a minha mente. Você também precisa cuidar do seu corpo e da sua mente.

Nosso corpo é o nosso bem mais precioso e precisa funcionar corretamente. Quando sentimos dores, desconfortos ou qualquer coisa fora do normal, ele está nos avisando que tem alguma coisa errada. Sim, ele dá sinais para ver se nós percebemos que algo está fora do lugar. Faça anualmente um check-up com seu médico de confiança. Esses exames que ele lhe pedir, mostrarão como seus órgãos e seu corpo estão funcionando, se tudo está certinho, no lugar. Mulheres, não esqueçam o preventivo ou famoso papanicolau, ele é muito importante para detectar alguns tipo de câncer precocemente. Faça uma vez por ano. Homens, façam o exame de próstata e não tenham vergonha do que as pessoas vão falar. Não esqueçam que é melhor sentir um pouco de desconforto, uma vez por ano, do que ter que encarar uma lista de medicações ou até uma quimioterapia mais para frente. Não esqueça de dar uma voltinha no oftalmologista para ver como estão seus olhos.


Hoje eu fui à Rede Feminina de Combate ao Câncer e colhi meu preventivo. Só quando a gente passa por uma doença é que aprendemos a valorizar essas atitudes, que até então sempre eram deixadas em segundo plano por falta de tempo. Meu próximo passo é fazer o famoso check-up, no posto de saúde, para ver se tudo está nos conformes. Existem coisas que sabemos que são chatas, ás vezes doídas, desconfortáveis, mas que são necessárias para o nosso bem estar.

Nossa mente também precisa de manutenção, de descanso, de bons pensamentos. Adquira um hábito saudável para manter sua mente trabalhando e para futuramente fugir do tão temido Alzheimer. Leia bons livros, faça meditação ou ioga, procure alguma religião ou algo que lhe traga paz, tranquilidade. Mas faça de coração e não por obrigação, e sim porque lhe faz bem. Insista até virar um hábito e depois será difícil se livrar dele. Não esqueça dos amigos, eles são a família que escolhemos. Mantenha-os sempre por perto, procurem marcar algum encontro para jogar conversa fora e atualizar as novidades.

Existem tantas coisas que devemos e podemos fazer para nos dar uma melhor qualidade de vida. Precisamos nos habituar a fazer essas pequenas gentilezas por nosso corpo e nossa mente, mantendo-os sempre funcionando corretamente, afinal, só temos esse corpo e essa vida aqui na terra, então vamos cuidar bem dela e aproveitar ao máximo as coisas boas que ela nos oferece.


Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário