sábado, 22 de setembro de 2012

Ratatouille

Quando você leu o título, já passou pela sua cabeça, aquela animação onde o ratinho é um chef de cozinha famoso, não é? Após muito ouvir falar sobre essa animação, procurando nos filmes disponíveis na Netflix, eis que me aparece de sugestão, assistir a esse filme. Como ele já fazia parte da minha listinha de filmes para assistir a um tempinho, nos deitamos confortavelmente em nossa cama, e começamos a sessão cinema. Assim como os desavisados que nunca viram o filme e nem leram a sinopse, eu também achava que até então, Ratatouille era o nome do ratinho protagonista da animação. E após assistir o filme, para minha surpresa, descobri que a famosa palavra "Ratatouille" é nada mais nada menos, que uma receita tradicional francesa, que o ratinho cozinha no finalzinho da animação.

Muito bom!
Olhando o desenho da animação, tive a impressão que fosse alguma coisa com queijo, salames ou carnes, que vai ao forno e é servido com molho. Outro engano. Procurando no google, descobri que o Ratatouille é feito com beringelas, abobrinhas, pimentões, tomates e mais alguns legumes, cortados em rodelas finas e colocados em uma assadeira com ervas e temperos para assar. Após assado, é jogado um molho a base de tomates e pode ser servido com arroz branco ou pão. Na animação, como era em um restaurante francês muito chique, foi servido puro, em um prato todo enfeitado.

Claro que quando li a receita, fiquei empolgada para por em prática a nova receita, pois eu ainda não aprendi a cozinhar um prato da culinária francesa. Mas como os mercados já estão fechados nesse momento, deixarei minha curiosidade e imaginação para quando estiver com todos os ingredientes na mesa, diante das minha mãos. Prometo fotos e o "passo a passo" de como ele é feito. Por enquanto deixarei uma imagem para vocês terem uma noção da beleza do prato.

Beringela, abobrinha, tomate, ervas aromáticas, sal e ...Ratatouille!!!

Mas deixo a dica de filme aqui também. Mesmo para quem não é muito fã de animação, Ratatouille é bem divertido, envolvente e muito bem feito, principalmente quando mostra a preparação dos pratos, chega até, dar água na boca, de tão real.

Em breve, nova receitinha!

2 comentários:

  1. Para quem gosta de verduras e legumes, acredito que sim. Mas esse não é o caso do teu amigo Fábio, que teve uma decepção quando achou que as rodelinhas que apareciam na animação eram queijo e presunto...hehehe!

    Bjo, Spiess!

    ResponderExcluir