terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Barulhos e Lembranças

Enquanto meu marido está ao meu lado fazendo uma "raid" (para quem joga WOW sabe do que estou falando), eu estou aqui sem inspiração nenhuma, tentando escrever um texto sobre algum assunto comum, mas o barulho que vem dos vizinhos faz com que qualquer pessoa perca a criatividade e os pensamentos para escrever uma frase sequer. O barulho da raid, música tocando no carro do vizinho da frente (com o porta malas aberto, virado para nossa casa), chave de fenda ou alicates caindo no chão, onde o vizinho ao lado está tentando consertar uma moto, e na outra casa, barulho de lava jato, ligado a quase uma hora. Quem consegue se concentrar com tanto barulho?

Isso me fez lembrar de uma brincadeira que quando eu frequentava o jardim, "as tias" faziam com a gente. Cada um levava sua toalha, que eram esticadas no chão, onde todas as crianças deitavam, ficavam no mais absoluto silêncio (Silêncio? Isso não me pertence mais...), prestando atenção em todo e qualquer barulho que nós ouvíamos, perto ou longe,  e depois de uns quinze minutos, nós levantávamos e escrevíamos numa folha de papel todos os sons que ouvimos enquanto estávamos deitados. E eram os sons mais diversos:  alunos conversando nas outras salas, risadas, carros passando na rua, alguém tossindo, passarinhos cantando nas árvores, cachorros latindo, alguém rindo da brincadeira deitado na toalha ao nosso lado. Era o momento mais esperado do dia. E depois todos tinham que ler os sons que cada um tinha ouvido para os outros colegas. E então nós voltávamos para nossa toalha no chão, e dormíamos até o sinal tocar, avisando que era hora de ir para casa almoçar. Ahhh...que infância feliz!

Que soninho gostoso...

E fiquei pensando se hoje, aqui em casa, eu me deitasse no chão, que tipos de sons eu ouviria. E cheguei a conclusão de que com certeza seria sons muito mais altos do que ouvíamos quando crianças. Parece que de certa forma as pessoas estão cada vez mais surdas e barulhentas. Se eu me deitasse agora no chão não aguentaria ficar cinco minutos prestando atenção nos barulhos, porque com certeza, isso me incomodaria tanto,  que levantaria rapidinho para fechar as janelas. É...não se fazem mais vizinhos como antigamente.

E então depois de todo esse texto sem inspiração, com barulhos vindo de todos os lados, resolvi seguir a risca a frase que diz: "Se você não pode com eles, una-se a eles" e foi então o que eu fiz. Abri meu playlist e coloquei uma música que adoro, tão alto, que isolou todos os sons irritantes ao meu redor. De agora em diante só ouço a voz do A-HA cantando Touchy. Vou lá deitar no chão, para curtir meu "momento jardim de infãncia" mais uma vez.

Beijos para quem fica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário