domingo, 26 de fevereiro de 2012

Novas Experiências

Contarei hoje para vocês, da minha experiência de ser fiscal de concurso público, aqui em Timbó, nesse último domingo. Fazer concurso público é sempre muito tenso, principalmente para quem precisa de uma vaga para manter o emprego, no caso, o pessoal contratado. O jeito é estudar muito, porque na sorte, é dificil se dar bem. Já estive sentada numa sala de aula, fazendo esse mesmo concurso, só que na época, era eu que precisava da vaga, e hoje, o meu trabalho era fiscalizar o pessoal que estava fazendo o concurso. Todos os funcionários efetivos e contratados (que não fariam concurso), foram convocados para trabalhar hoje, dia 26, no concurso municipal. Não era obrigatório, e receberíamos uma quantia razoável para ficar observando nossos colegas, fazendo as provas. Então como sempre estive sentada na carteira fazendo provas ( já fiz alguns concursos), dessa vez, quis fazer a experiência contrária, ou seja, sentar e observar. Quer dizer, não podíamos sentar. Pois é...ganhar dimdim sem fazer nenhum esforço não dá, mas a parte boa é a experiência de como funciona por trás de um concurso público, todos os trâmites, o que pode, o que não pode, enfim, uma experiência nova para mim, mas bastante proveitosa.

Ontem, sábado, tivemos um pequeno treinamento sobre como iria funcionar o concurso, e hoje deveríamos estar as sete horas nos respectivos colégios que nos foram designados (o meu colégio foi o Ruy Barbosa). As sete horas em ponto, fomos separados em duplas (podíamos escolher nosso parceiro), e escolhemos uma sala onde ficaríamos com os candidatos. Alguns quiseram ficar no lado de fora, como fiscais externos e sempre que os fiscais da sala precisassem alguma coisa, deveríamos chamá-los. Foi colado no lado de fora da porta os  nomes dos candidatos, e os números das salas. Ganhamos as provas lacradas e o material necessário para uso na sala de aula conforme o concurso acontecia, e um colete azul escrito "fiscal" para nos diferenciar dos  candidatos.

Tenso!

As oito horas, abriram-se os portões do colégio, e a mutidão começou a se espalhar, procurando sua respectiva sala. Na sala onde eu estava, haviam candidatos para auxiliar administrativo e auxiliar de recreação infantil, ao todo vinte e cinco candidatos. Ninguém faltou. Todos bastante ansiosos, e a medida que chegavam, já escolhiam uma carteira, sentavam e aguardavam em silêncio. Faltando dez minutos para início das provas, começamos a passar as informações que nos foram dadas no treinamento de sábado. Todos a postos, dúvidas tiradas e o silêncio mortal esperando o sinal tocar para começar a prova. Acho que essa é a pior hora para o candidato, pelo menos para mim enquanto candidata, foi.

Nove horas em ponto o sinal toca. Mostramos os envelopes lacrados para os candidatos, e então eu os abri com um estilte que fazia parte do material. Distribuimos as provas, e desejamos boa sorte a todos, que imediatamente começaram a responder as questões. Logo depois que os candidatos começaram as provas, fomos substituidos por outros fiscais, pois sem saber, ganhamos um café da manhã dos deuses. Simmmm, e eu que havia levado bolachas de aveia e mel, pensando que iria morrer da fome. Tinha sanduíches, cucas, docinhos, sucos, frutas e mais um monte de coisas boas. Depois de comer muuuuito, voltamos para a sala e continuamos o nosso trabalho. A prova teria duração de três horas, mas nossa turma acabou exatamente em uma hora e quarenta minutos. 


As dez horas, as pessoas que tinham terminado a prova, poderiam sair, e assim a sala foi esvaziando rapidamente, restando apenas três candidatas, que ficaram até todas terminarem e saírem juntas, após assinar a folha que pedia o nome das últimas três candidatas. Não pode ficar somente um candidato na sala, segundo as normas dos concursos.

Chamamos a coordenação do concurso, que conferiu tudo e nos pediu para ir até a cozinha para receber nosso "pagamento" e devolver o colete. Dinheiro no bolso, uma nova experiência para contar, onze horas eu já estava em casa, pronta para ir almoçar na minha sogra que já havia nos convidado no sábado. Como comentei com meu marido, meu final de semana foi muito produtivo, em todos os sentidos.

E assim, aos poucos, vamos escrevendo novas páginas, com novas experiências, no nosso livro da vida!

Bom domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário