domingo, 9 de outubro de 2011

Como Cumprimentar Pessoas?

Geralmente quando chegamos em uma festa, com pessoas conhecidas ou que conhecemos só de vista, fica uma situação meio engraçada na hora de cumprimentar as pessoas. Porque todos ficam sem saber se dão um, dois ou três beijinhos, se esticam a mão, se abraçam, se dizem apenas oi sem se tocar, enfim, ficam naquele pra frente e pra trás, mão esticada sem ser apertada, quantos beijos que você vai dar ou não, aí fica aquele vai não vai. Que situação chata!


Segundo o livro de Gloria Kalil, Alô, Chics!, quando vamos beijar alguém que não conhecemos direito, sempre esperamos que a hierarquia maior tome a iniciativa, exemplo: se vamos cumprimentar o presidente da república, esperamos que ele nos cumprimente primeiro. Se as pessoas tiverem a mesma idade e mesma hierarquia, a mulher toma a iniciativa.


Estive recentemente em dois eventos e fiquei observando (o que eu faço de melhor) as pessoas que chegavam e o quanto ela tinham dificuldades em decidir qual o cumprimento que usariam para saudar as pessoas, as quase narigadas e "falsos" abraços, apertos de mão mal dados, enfim, cumprimentos pela metade. Então fiquei imaginado um jeito que eu pudesse cumprimentar todas as pessoas sem haver esses esbarras e narigadas, mas infelizmente não cheguei a conclusão alguma.

É claro que quando são pessoas queridas para nós, que fazem parte da nossa intimidade, não precisamos de um protocolo para cumprimentá-los, mas aqui sim podemos abraçar forte e beijar sem constrangimentos ou medo de fazer fiascos. Estamos praticamente entre família.

É... acho que o que vale é cumprimentar mesmo que de qualquer jeito, para não passar por mal educado, indiferente se você fica naquela dança do abraça e não abraça, ou com a mão esticada sem a outra pessoa ver. O que vale é a boa educação.

Como diria Gloria Kalil: " Ninguém é chique se não for civilizado."

; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário