terça-feira, 15 de novembro de 2011

As Diferenças no Casamento

Estava aqui sentada na frente do PC, pensando em algum assunto para escrever,  quando meu marido entrou na minha sala (sim, eu estava no trabalho). Eu falei para ele que estava sem nada para fazer e sem inspiração para escrever, apesar do nosso feriadinho emendado ter sido bem aproveitado, e histórias não faltariam, para contar e criar novos post, mas hoje particularmente estou meio sem inspiração para nada. Aí ele ficou me olhando e disse para escrever alguma coisa sobre as diferenças no casamento. Bem, você deve estar imaginando que para ele me dizer para escrever sobre esse tema, nós provavelmente estamos de burrinho um com o outro, porque fechou o tempo já na primeira hora do dia. Hehehehe, não é bem assim! Mas então vamos lá, falar sobre as diferenças nos relacionamentos.

Todas as pessoas, TODAS, tem opiniões e comportamentos diferentes uns dos outros, isso faz parte do desenvolvimento humano e sendo assim, claro que haverão conflitos e diferenças não só nos casamentos, mas em todos os lugares onde tiverem duas pessoas com opiniões diferentes. É importante ter opinião própria, mostra que você tem interesses e defende o seu ponto de vista sobre as coisas.

As pessoas dicutem  porque não chegam a um entendimento em relação a algum assunto, mas quando falo discussão não me refiro a berros, desrespeito e barracos, afinal, você deve mostrar sua opinião sobre as coisas, sem perder necessariamente o respeito e sem alterar a voz. Conversar e expor a idéia de cada um e por aí decidir em comum acordo qual o melhor caminho, ou a melhor solução para o problema. É importante entender o que está causando o conflito, perceber a expressão no sentimento do outro e como vamos fazer para resolvê-lo.

Claro que nem sempre as pessoas chegam  num acordo, afinal, somos humanos e temos defeitos, não podemos agradar o outro o tempo todo, mas podemos nos esforçar para melhorar a convivência, e isso  não quer dizer que duas pessoas que vivem juntas e discutam, não se amam. Vejo a discussão positiva como uma maneira de se importar com o outro, porque quando você quer que o outro entenda seu ponto de vista, é porque você se importa com ele. Se você realmente não se importasse, para que perder tempo discutindo! Eu não discuto com quem não me importo.

Em muitos casos, os conflitos e discussões bem administrados (aí que entra o respeito que falei anteriormente), podem gerar mudanças positivas no comportamento das pessoas, pois fazem com que procuremos soluções,  para tentar resolver o problema de forma mais amena. Sempre ouvi dizer que quando duas pessoas discutem, nenhuma das duas está ouvindo, e isso é um perigo para acabar com um relacionamento. Temos que ouvir o que o outro tem para dizer. Quando decidimos alguma coisa em um conflito, temos que fazê-lo de maneira sincera, com o coração. De nada adianta você concordar com seu marido que vocês vão pintar a casa de azul, se no fundo você queria verde, e ficar chateada toda vez que olhar a casa pintada de azul. Aí não houve bom senso e nem um comum acordo. Como já falei em outro post, tem que haver parceria.

Quando duas pessoas resolvem morar juntas, com certeza haverão algumas divergências em relação aos costumes adquiridos na nossa criação, hábitos que ás vezes incomoda o outro, e nem sempre vocês chegarão em um acordo do que fazer para o jantar. Mas com bom senso, essas pequenas discussões podem gerar coisas positivas pois você pode descobrir o que gosta e o que não gosta na outra pessoa. Tem  hábitos e costumes que para você é normal, mas que para o parceiro é incomodo e isso tem que ser discutido.  Exemplo: você acha incômodo sua esposa ficar horas pendurada no telefone com as amigas. O que você faz? Chamá-la e dizer o quanto isso o incomoda e se ela poderia fazer tal ligação quando você não está em casa, a fim de poupar discussões desnecessárias. O que para ela pode não ser nada demais, para ele pode ser o fim do mundo. Nessas horas temos que ter paciência para chegarmos num acordo onde ambos são beneficiados, senão a coisa vai ficando cada vez mais carregada  virando uma bola de neve.

Quem diz que nunca discutiu em casa, nunca discutiu com algum amigo, parente, marido, ou  seja lá quem for, ou está mentindo descaradamente ou realmente é alguém que não tem opinião. Li um livro, que uma senhora dizia que as relações tem que ter brigas saudáveis,  para ter o reconciliamento depois, e comentou ainda: " - Mostre-me um relacionamento sem brigas e eu lhe mostrarei o tédio!"

; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário