segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vizinhos

A mais ou menos dois anos atrás,  quando eu e meu marido resolvemos morar juntos, saímos a procura de terrenos para comprar e construir nosso tão sonhado lar. A idéia inicial era comprar alguma coisa não muito cara, em um lugar livre de enchentes e que não fosse perigoso, em matéria de assaltos. Enfim, achamos o terreno onde hoje construímos nossa casa e sinceramente fomos abençoados na escolha do terreno. Em um lugar alto, bastante ventilado, com pouco sol no verão e muito no inverno, um pátio grande atrás da casa,  para nossa horta e futuramente nossa áera de festas, rua calçada, enfim, melhor estraga.  Mas é claro que não poderia ser tudo tão perfeito. A única coisa que acaba estragando tamanha sorte,  são os vizinhos. Devo admitir que nosso vizinho do lado esquerdo (olhando de dentro de casa para a estrada principal),  nunca está em casa, sendo que, praticamente não incomoda, apesar de ter um cachorro que adora assustar meus gatos quando os solto no pátio de casa, mas em compensação o do lado direito, o da frente e o de trás, fala sério!

Vamos começar com o vizinho dos fundilhos. Família extremamente barraquenta, onde escutamos  gritos de uma mulher que briga 24 horas por dia com todo mundo, o marido (eu acho) que resolve colocar fogo quando você acabou de estender a roupa no varal ou acelerar o carro as  onze horas da noite, provavelmente para a bateria não "arriar", sabe como é carro velho. Quanto aos filhos nem vou comentar, pois provavelmente são surdos devido ao volume do rádio nos sábados a tarde.



O vizinho da frente provavelmente é parente dos de trás. São um casal super novo, com uma penca de filhos e aquela mãe de vez enquando dá cada grito que você chega se assustar achando que está acontecendo algum assassinato. E aquelas crianças (tem dois menores de três anos), choram, gritam e brigam dia e noite. Sério, o que faz um casal tão jovem com três filhos pequenos, mas um ou dois adolescentes que nunca descobrimos quem são pois a casa está sempre abarrotada de gente. Detalhe que a casa deve ter no máximo 70 metros quadrados. Onde dorme toda essa gente? E para finalizar ligam o som do carro a todo volume nos finais de semana, com as caixas de som viradas para nossa casa, tocando músicas de final de bailão! Oh Deus!




E o último porém não menos barulhento é o da direita. O cara me constroe uma mansão, ocupando o terreno todo e quase não consegue colocar o carro na garagem sem fazer duzentas manobras, pois todo o espaço possível e imaginário usou para fazer uma casa de dois andares com mais ou menos trezentos metros quadrados para morar em quatro pessoas, sim,  quatro pessoas. Inacreditável a capacidade que as pessoas tem de construir coisas para mostrar para os outros. Isso que enquanto a casa era construída, eles traziam todos os parentes para ver a obra e com muita modéstia comentavam: "- É uma casa pequena, só para nós quatro, mas faltam muitas coisas ainda para fazer."
Me diz que isso não é mania de grandeza? E agora aquelas quatro pessoas passam dia e noite limpando, esfregando, brigando e sabe mais lá o que, e tudo isso acompanhado de um rádio que mais parece um ninho de abelhas. Que graça tem? Cadê a paz e a harmonia entre família?


Sempre digo que eu e meu marido somos privilegiados, pois se não fossem os vizinhos barulhentos, seria perfeito morar aqui, mas claro que nada é 100%. Quando quero dormir,  que o barulho realmente incomoda, coloco fones de ouvido com minhas músicas preferidas e pronto, posso dormir tranquila, e quanto as brigas e gritarias chegam a ser divertidas tamanha ignorância das pessoas envolvidas.
Ainda vamos realizar nosso sonho de ter uma casa no campo e quando esses malditos vizinhos resolverem fazer barulho, colocamos nossas coisas no carro, junto com os mimis e vamos para o campo descansar, ouvir as nossas músicas e o mais importante, ter paz!

Boa semana!

2 comentários:

  1. Caramba Felícia...
    Ta tão feio assim ultimamente? hehe
    Tens que contar algumas peripercias desses seus "colegas de rua" com mais detalhes hehehe
    Abraco

    Paulo Cristo

    ResponderExcluir
  2. Quando vc vier nos visitar novamente, faremos um pizza e abriremos um vinho para contar os detalhes sórdidos, pode deixar!

    Cuide-se!

    ResponderExcluir