terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tolerância Zero

Estava pensando esses dias aqui com meus botões, como de uns tempos para cá, as pessoas se tornaram menos tolerantes, exigentes, impacientes e consequentemente mal educadas quando vão procurar algum serviço, ou precisam de alguma coisa. Qualquer coisa! No trabalho, no trânsito, na fila do supermercado, nas lojas, enfim, em todos os lugares, as pessoas não tem mais paciência para esperar nada, não lêem os avisos pois é mais fácil perguntar, e se a resposta desejada não for a esperada, as pessoas te olham de uma maneira como se você fosse culpado pelo mundo ir de mal a pior. Essa intolerância está cada vez mais visível, mais a flor da pele, e cada vez mais agressiva no ser humano, parece que a paciência se perdeu em alguma esquina e ninguém mais a encontrou.Tenho a impressão que chegará o dia em que as pessoas nem poderão mais se olhar, tamanha intolerância.


Trabalho em um setor público, com distribuição de medicamentos de alto custo, ou seja, essas medicações o SUS não fornece por serem muito caras, e para consegui-las, as pessoas precisam entrar com um processo contra o estado. Então, as pessoas chegam aqui com a prescrição médica e quando explicamos  para elas como funciona todo o processo, a parte burocrática exigida pelo órgão responsável que autorizará a medicação, as pessoas olham para nós como se fosse brincadeira, incrédulas de toda a documentação que precisam trazer para abrir o processo, pois querem a medicação na hora, sem esforço nenhum. É incrível como as pessoas querem receber as coisas sem se incomodarem com nada.

E assim é em toda parte, não só aqui onde trabalho, mas em todos os lugares que eu vou, as pessoas estão mais exigentes em relação a tudo. O problema é que muitas não se informam sobre o assunto em questão ou recebem informações erradas e já chegam no lugar que precisam, com a resposta pronta. Acho mais do que certo as pessoas se informarem sobre as suas doenças, seus direitos, e tudo o que precisam para viver melhor, mas tem que se informar direito. 

Ano passado tive um problema com um banco, que cometeu um erro grave contra minha pessoa e por toda a impaciência, intolerância e deboche da parte deles, acabei processando-os por danos morais e acabei ganhando esse ano, o dito processo. Mas como falei anteriormente. Eu fui me informar dos meus direitos, fiz tudo dentro das leis, toda vez que me chamavam de mentirosa indiretamente eu mantive a calma e segui em frente. Em momento algum eu fui agressiva com alguém, mesmo sabendo que o erro foi deles e eu não tinha culpa de nada, mas confesso que muitas vezes a minha paciência chegava no limite, e aí eu chorava...não foi fácil! Mas o que eu quero dizer aqui, é que nada precisa ser feito com raiva, selvageria, impaciência ou seja lá qual sentimento negativo for, por que no final, se você tiver a informação certa e a paciência de esperar, tudo vai dar certo. Ter essa paciência que as pessoas já não tem mais. É realmente uma pena, mas seriam evitadas tantas brigas, caras feias e inimizades se as pessoas soubessem esperar o momento certo para resolver as coisas.

O ser humano é realmente complicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário