terça-feira, 22 de novembro de 2011

E mais um ano está acabando...

A exatos 40 dias para terminar o ano, menos de 32 dias para entrar em férias, parece que o tempo resolveu andar mais devagar para nos sacanear, para nos deixar mais ansiosos e menos tolerantes. Aqui onde eu trabalho, já está tudo enfeitado aguardando a chegada do Natal, com uma árvore enorme na entrada do segundo piso, com direito a pisca-pisca e tudo, criando aquele clima nostálgico de  final de ano. Com todo esse clima natalino, começam a pipocar na cabeça, aquelas perguntas que aparecem todos os finais de ano:  Onde vamos passar o Natal? E a virada de ano? Onde vamos passear? Quanto tempo vamos ficar? Quem vai cuidar dos nossos gatos? E a pergunta báscia: Temos dinheiro para fazer isso? E por aí vai...

Assim, nossas cabecinhas ficam pensando incansavelmente, todo o tempo que antecede nossas merecidas férias, fazendo planos, cálculos, nos surpreendendo com novas idéias, e nos deixando cada vez mais ansiosos pelas festas e férias de final de ano. Eu e meu marido, temos alguns planos, idéias e até algumas decisões já tomadas em relação a essa muvuca de comemorações. Esse ano para nós foi bastante corrido, tivemos que economizar muito para conseguir pagar nossas contas nos prazos, afinal, realizamos nosso sonho da casa própria. Se eu fosse fazer uma retrospectiva de 2011, acho que ainda estamos com o saldo positivo, apesar de todos as intercorrências e obstáculos que passamos. Mas isso é matéria para outro post. Continuamos a falar do clima natalino de final de ano!


Quando dezembro está chegando, as pessoas começam a enfeitar suas casas, ouvimos de vez enquando, músicas natalinas tocando nas tardes de sábado nos vizinhos, as lojas enfeitam suas vitrines com motivos natalinos, roupas brancas, e algumas colocam um Papai Noel sentado na porta para distribuir balas para as crianças, criando aquele clima único, de que mais um  ano está indo embora e outro virá  novinho em folha, de presente para nós, onde podemos recomeçar tudo, ou dar continuidade naquilo que não conseguimos terminar esse ano. E todos os anos essa chance se renova!

Ah claro... o Papai Noel. Sem a presença dele, o final de ano provavelmente não teria o mesmo sentido, não seria tão mágico e bonito como é. Crianças aguardando ansiosas a chegada do bom velhinho, na noite de Natal, com presentes, chocolates e uma mensagem de paz. Tudo isso faz parte do Natal, sem falar nas comilanças, claro, juntar a família para a ceia, trocar presentes, rezar e reencontrar pessoas ou parentes que não vimos o ano todo, mas que nessas ocasiões estarão perto de nós para comemorar junto, para nos abraçar e nos desejar um Natal abençoado.


E depois de toda essa festa de Natal, dos abraços, sorrisos, reencontros, comilanças (não esqueçamos aqui do panetone que eu amo e só existe nessa época do ano), temos ainda a comemoração da chegada do Ano Novo, que sempre é motivo de muita festa. Todos vestidos de branco, brindando com os amigos ou parentes, comendo aquelas comidas que todos dizem nos dar sorte e boas vindas ao ano novo, e fazendo aquelas simpatias, como pular 7 ondas, comer lentilhas, e mais algumas que nem lembro agora. Mas o que importa é comemorar, se divertir e curtir o máximo possível tudo isso, porque só vamos fazê-lo uma vez por ano, então tem que valer a pena e  tem que ser especial.

E que venha as festas então!

Nenhum comentário:

Postar um comentário