terça-feira, 1 de novembro de 2011

Halloween

A história do Halloween surgiu entre os povos celta, que acreditavam que o último dia de verão (31 de outubro), os espíritos saíam do cemitério para tomar posse do corpos dos vivos. Para assustar esses espíritos, os celtas colocavam em suas casas objetos assustadores como abóboras enfeitadas, ossos decorados, caveiras, etc. Por essa data ter relação ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado a figuras de bruxas e feiticeiras.



Existem várias lendas do dia das bruxas, entre elas:

- Se você colocar uma roupa do avesso e andar de costas durante a noite de halloween, então, a meia noite você verá uma bruxa.
- Se um gato preto cruzar o seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não fizer, é azar na certa!
- As bruxas se reuniam duas vezes por ano: 30 de abril e 31 de outubro (mudanças de estações), onde participavam de uma festa chefiada pelo Diabo, onde jogavam feitiços e maldições em qualquer pessoa.
- Todo espírito que morresse durante o ano, voltaria na noite de halloween,  a procura de um corpo para possuir e usar pelo próximo ano.
- Os espíritos malígnos ficavam mais calmos quando era deixado comida para eles..


Bem, eu desde pequena sempre fui fissurada em figuras lendárias como bruxas, vampiros, espíritos e tudo o que é anormal, talvez porque quase nasci no dia das bruxas? Na verdade nasci sim no dia 31 de outubro, mas por um erro de papai e mamãe que perceberam só depois, fui registada dia 30. Mas não tem problema pois mesmo com esse pequeno detalhe posso comemorar  meu aniversário com o tema Halloween, hehehe!

Antigamente a noite das bruxas era motivo de pânico, medo e de mau agouro, mas hoje as coisas mudaram bastante, perdendo aquele pavor de que os mortos sairiam do túmulo para nos possuir. Agora tudo é motivo de divertimento, festa e o melhor é que ninguém mais tem medo. Mas acho interessante manter a lenda viva e  passar para outras gerações, para que todos saibam que, o que um dia foi motivo de terror, hoje em dia é motivo de festa.

Bom feriadinho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário