sábado, 9 de abril de 2011

Ler mais para ser mais...

Quando criança, nunca tive o hábito da leitura. Talvez não houve o incentivo necessário, sei lá, mas  eu achava que ler, era uma perda de tempo. Quando entrei na adolescência, comecei a observar que algumas pessoas que conviviam comigo, sempre tinham um livro nas mãos. Uma dessas pessoas era uma tia que morava em Curitiba e que veio de mudança para a casa da minha Vó. Junto com a sua mudança veio "toneladas" de livros. Ela vivia cercada por eles. Sempre nos dizia o quanto era importante ler. Que a pessoa que não lia, ficava burra. No começo achei que ela tava exagerando, mas com o tempo, percebi que ela conversava  sobre qualquer assunto, ela sempre estava por dentro de tudo! Sabia sobre tudo o que acontecia no mundo. Lembro-me de uma noite após uma das minhas várias tentativas frustradas de aprender alguma coisa em um livro de inglês, perguntei-lhe como ela sabia sobre tantos assuntos diferentes . Ela simplesmente disse: - Eu leio muito. Tudo o que aparece na frente, não importa o assunto. Assim você fica informado sobre tudo. Então, seguindo o exemplo da minha tia, comecei a ler tudo o que aparecia na minha frente... qualquer coisa! Matérias sobre política, religião, propragandas, li revistas e jornais de cabo a rabo e de repente, o interesse apareceu!



Hoje, a leitura para mim é um hábito diário. Não fico um dia sem ler um pouquinho. No comecinho do ano,  fiz uma lista de livros que eu quero ler durante o ano. A lista é enorme. Talvez não consiga ler tudo esse ano, afinal gosto de ler com calma, mas sempre que vejo e me interesso por um livro novo, ele vai para a lista. Por isso ela nunca acaba, só tende a aumentar. Sempre tenho um livro dentro da bolsa. Nos anos que trabalhei no Samu, como já comentei em outro post que era bastante calmo por lá,  ficava lendo praticamente o dia todo, enquanto esperava ser acionada. Eu trabalhava doze horas por dia, dia sim, dia não. Dessas doze, mais ou menos umas oito eram dedicadas a leitura. Ás vezes, quando o livro era muuuito interessante, (os do Stephen King principalmente), eu carregava junto na ambulância quando dava ocorrências, e quando dava um tempinho... lá estava eu me perdendo nas páginas outra vez.


Concentação total


Concentração total 2

Agora que trabalho na farmácia, sempre tenho um livro aberto embaixo do balcão e quando dá um tempinho com certeza estou viajando nas páginas de alguma história. Ontem terminei de ler Férias, da Marian Keyes, livro muito divertido, eu recomendo (todos os livros dela são ótimos), e agora vou começar a ler Sushi, da mesma autora. Bom, vou terminando o post com uma frase que uma professora minha sempre falava:


"O saber não ocupa lugar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário