sexta-feira, 15 de abril de 2011

TPM

TPM - é uma desordem neuropsicoendócrina, com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda da serotonina (aquela substância que nos deixa feliz), e que nas mulheres, oscila muito nesse período. Quando os níveis de serotonina estão elevados, ficamos felizes, e quando cai, ficamos mal humorados e queremos comer doces para compensar.


A OMS ainda não reconhece a TPM como entidade patológica (doença). Aproximadamente oitenta por cento das mulheres na fase reprodutiva apresentam sintomas pré-menstrual, sendo que três a cinco porcento apresentam uma forma grave dos sintomas a ponto de impedir a rotina ou o trabalho.


Existem maneiras de amenizar o sofrimento nesses dias terríveis. Modificando um pouquinho a dieta, já dá algum resultado. Diminua um pouquinho o sal, acúcar, café e álcool. Se conseguir faça algum tipo de exercício físico, pode ser um alongamento de quinze minutos, evite situações estressantes e conflitos, alimentos que contenham vitaminas B6 (abacate, atum, banana, peito de frango), cálcio (leite e derivados, espinafre, couve, aveia) e magnésio (castanha de soja, peixe, verduras, cereais e pão) também ajudam. Recentemente a FDA (Food and Drug Administration) autorizou o uso da fluoxetina para o tratamento da TPM, mas só para os EUA.




Aqui no Brasil existem outras medicações que aliviam bastante as cólicas nesse período, mas sei de várias mulheres que usam a fluoxetina com bons resultados. Vá ao seu ginecologista e converse com ele. Você não precisa  ficar presa em casa, se  sentindo horrível, com dores, irritada e comendo toneladas de chocolate, afinal, com alguns ajustes,  as mulheres podem ter uma vida normal nos "dias vermelhos". É preciso ser uma criatura especial para surtar uma vez por mês, recuperar a sanidade e continuar a batalha diária.


Bom findi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário