segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os Mortos Se Mexem?

Sim... eles realmente se mexem! Lembro-me que quando comecei meu curso de enfermagem, quatorze anos atrás, a tarefa de arrumar os "falecidos" era do pessoal de enfermagem. Essa parte para mim foi particularmente a pior de todas, pois eu tinha pânico da morte. Quando sabia que algum paciente tinha ido a  óbito, eu era a primeira a sumir. Pois bem...depois de vários sustos, lágrimas, desesperos e visões ( ah sim... eu sempre achava que via o paciente respirando), acabei me acostumando com os procedimentos pós-mortem!



Depois de várias idas e vindas ao necrotério, levando e trazendo os defuntos, de dia, noite ou madrugada..sim, eu levava eles de madrugada e não tinha medo ( viu como a gente se acostuma?), acabei acompanhando situações um pouco assustadoras, porém engraçadas...tudo fica engraçado depois do susto! Não vou dizer que na hora quase tive um ataque cardíaco, porque mesmo que você já está acostumado, não tem como não se assustar. Eu estava em pé ao lado do defunto, conversando com minha colega de trabalho e arrumando o mesmo,  quando ele  me deu um tapa no braço (de leve)  com as costas da mão. Não preciso dizer que os quatro cantos do hospital ouviram meu grito e minha colega quase ficou surda...e rouca, porque se assustou comigo e gritou junto. Pensei que ele tivesse ressussitado...hehehe!





Após a morte, existem reações químicas no corpo que provocam espasmos, fazendo o sujeito mexer os dedos, puxar a perna ou levantar o braço, e existem ainda outras coisas mais bizarras que não tive oportunidade de ver, como vomitar e...mulheres que morreram grávidas, dar a luz. Sim...é verdade, pode pesquisar. Algumas dão a luz depois de mortas.




Comigo aconteceu várias vezes de estar arrumando falecidos no necrotério e eles se mexerem...alguns também suspiram (por causa do ar acumulado nos pulmões), sei que é meio bizarro, mas faz parte da natureza humana. Antigamente sairia correndo sem olhar para trás, mas hoje, a primeira coisa que faria é verificar o pulso e ver se está respirando... e se ele realmente estiver vivo, aí sim correr...mas para chamar o médico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário